Tá chegando a hora pessoal, o CONGRESSO INTERNACIONAL INCLUSION, acontecerá semana que vem nos dias 19 e 20 de maio, onde teremos a honra de participar do bate-papo, contar um pouco de minha história, do blog e como consegui minha independência e autonomia, adaptando minha casa e morando só. quem aí é de Porto de Galinhas-RE ?

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEGUNDO DIA DO CONGRESSO

  • Diversos horários – Lançamento de livros Recepção/Foyer

  • 08:00 – 09:00 – Apresentação de trabalhos SALA 1

  • 09:00 – 10:00 – Direito da Pessoa com Diversidade Funcional SALA 1

    Gonzalo Lopez
    Gonzalo López – Advogado – OAB-RJ; Mestrando HCTE/UFRJ; Consultor Institucional do MAIS; Membro do Comitê Jurídico da FBASD; Secretário-Geral da Comissão OAB vai à Escola/RJ; Delegado da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e da Comissão de Prerrogativas OAB/RJ; Moderador do RJ Down; Professor de Direito Constitucional, Educacional e Direitos da Pessoa com Deficiência e Professor de Geografia.
  • 10:00 – 10:40 – Ministro do Turismo SALA 1

    Marx Beltrão – “Ministério do Turismo”
  • 10:40 – 11:40 – Ser prioridade absoluta nas políticas públicas SALA 1

    Mónica Cortés
    Mónica Cortés – Colômbia
    Diretora executiva da ASDOWN Colômbia e representante colombiana da Inclusion International, ONG que trabalha para promover os direitos da pessoa com deficiência intelectual em todo o mundo, e que com sua assessoria técnica lidera processos de educação inclusiva e projetos relacionados a outros artigos da Convenção dos direitos da pessoa com deficiência.
  • 11:40 – 12:40 – Educador você está preparado para educação inclusiva? SALA 1

    Miguel Lopez Melero
    Miguel Lopez Melero – Espanha Autor do Projeto Roma. Catedrático do departamento de didática e organização escolar da Universidad de Málaga (Espanha). Doutor em Pedagogia pela Universidad Complutense de Madrid. Docente da Universidad de Málaga, Faculdade de Ciências da Educação (Pedagogia, Mestrado e Doutorado). Palestrante em numerosos congressos nacionais e internacionais sobre o discurso e a cultura da diversidade, educação inclusiva, educação intercultural, formação do professorado, comunidades de convivência e aprendizagem.
  • 12:40 – 14:00 – INTERVALO

  • 14:00 – 15:00 – Gestão emocional: Suas emoções ao seu favor SALA 2

    Alex Duarte
    Alex Duarte – Empreendedor social, escritor e diretor do filme e projeto Cromossomo 21. Foi o primeiro jovem no HAITI a documentar a Missão de Paz da ONU. Premiado por este trabalho no Festival de Cinema de Gramado e selecionado para diversos festivais do Brasil.
    É publicitário, escritor, coach, estagiou na Fundação Roberto Marinho e recentemente tem percorrido o país para inspirar as pessoas com o projeto Cromossomo 21. Em 2016, foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down e foi condecorado com o título de cidadão brasileiro pela Academia De Letras de São Paulo.
    Seu primeiro longa Cromossomo 21 foi premiado no Los Angeles Brazilian Festival e chegará nos cinemas em 2017.
  • 14:00 – 15:00 – Audiodescrição: Avanços e Possibilidades SALA 3

    Marta Gil
    Marta Gil – Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, consultora na área de Inclusão de Pessoas com Deficiência. Responsável pela concepção do DISCOVERY, primeiro jogo corporativo sobre Inclusão. Consultora da série “O futuro que queremos – trabalho decente e inclusão de pessoas com deficiência” (OIT e Ministério Público do Trabalho).
    Responsável pela elaboração da Metodologia SESI SENAI de Gestão da Inclusão na Indústria. Autora dos livros “Caminhos da Inclusão – a trajetória da formação profissional de pessoas com deficiência no SENAI-SP” e “As cores da Inclusão – SENAI MA”
  • 14:00 – 15:00 – MESA REDONDA – Microcefalia SALA 4

    Adriana Oliveira
    Vanessa Van der Linden
  • 14:00 – 15:00 – Cases Exitosos SALA 5

    Uninassau
  • 15:00 – 16:00 – Tecnologia Assistiva SALA 2

    Rita Bersch
    Rita Bersch – Fisioterapeuta; diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Mestre em design pela UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva; possui formação em Tecnologia Assistiva pelo ATA- CP 2006 – Programa de Certificação Aplicado a Tecnologia Assistiva, da CSUN – Universidade Estadual Northridge da California, EUA e também pela Fundação Don Carlo Gnocchi de Milão, Itália; Membro da ISAAC – Sociedade Internacional para a Comunicação Aumentativa e Alternativa e da ISAAC Brasil; Membro do CAT – Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; Autora de livros e artigos que abordam o tema da tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo.

     

    Mara Lúcia Sartoretto
    Mara Lúcia Sartoretto – Pedagoga; diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; assessora técnica da Associação dos Familiares e Amigos do Down de Cachoeira do Sul, consultora da AFAD 21 de Novo Hamburgo, Consultora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Supervisora da SEAC – Escola de Educação Pro- fissional; foi supervisora de conteúdo no Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado da UFC/SEESP – MEC; consultora da OEI – Organização dos Estados Iberoamericanos; edu- cadora emérita do Estado do RS; autora de livros e artigos que abordam o tema da educação, atendimento educacional especializado e tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo.
  • 15:00 – 16:00 – MESA REDONDA – O Irmão da Pessoa com Deficiência SALA 3

    Leonardo Gontijo
    Leonardo Gontijo – Professor Universitário, advogado, engenheiro civil. Mestre em Administração. Idealizador do Instituto Mano Down e do Portal Incluo. Irmão do Dudu do Cavaco. É um ser humano em busca de uma sociedade mais justa, amorosa e inclusiva.

     

    Fernanda Guilardi Sodelli
    Fernanda Guilardi Sodelli – Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com linha de pesquisa em Deficiência Intelectual. Especialização em “Aids: Programas de Prevenção e Assistência” pela Suny/ Family Health International/USAID”(1997).
  • 15:00 – 16:00 – MESA REDONDA – Turismo Acessível e Lucrativo SALA 4

    Mosana Cavalcanti
    Mosana Cavalcanti – Natural de Cabrobó – PE, 52 anos. Especialista em Gestão de Políticas Públicas, Turismóloga, foi Coordenadora do Programa Turismo Acessível – Pernambuco Sem Barreira da Secretaria de Turismo do Estado de Pernambuco; Consultora e Instrutora em Acessibilidade no turismo do SEBRAE – PE.

     

    Michel Eric Peneveyre
    Michel Eric Peneveyre – Nasceu na Suíça e durante uma viagem na Tailândia em 1990, ele fez um mergulho no Coração da Vida e se tornou tetraplégico. Apesar da sua deficiência, Michel surpreende seus amigos e familiares superando as dificuldades do cotidiano e volta a praticar vários esportes aonde ele se destaca em campeonatos internacionais de esqui aquático adaptado. Apaixonado por viagens, Michel volta a viajar e um dos destinos é o Brasil. Vendo as condições precárias das pessoas com deficiência nestes pais, ele criou em Porto de Galinhas a Associação RODAS DA LIBERDADE compartilhando desde 1995, a sua experiência de forma voluntária para ajudar essas pessoas a transformar a sua deficiência em Potencial. Hoje, ele é o Vice-Presidente desta Associação e coordena o Projeto Praia Sem Barreiras de Porto de Galinhas.

     

    Bruno Ribeiro
    Bruno Ribeiro – 24 anos, natural do Recife. Graduado em Turismo pela Faculdade Santa Helena (Recife) em 2015. Servidor da Empresa de Turismo de Pernambuco desde maio de 2015, lotado na Unidade de Projetos Especiais onde participou da coordenacao de cursos para pessoas com Sindrome de Down (um de Informacoes Turísticas (2015) e duas turmas de Recepcionista de Eventos (2017). Primeiro turismologo com Sindrome de Down atuante no mercado de trabalho.
  • 15:00 – 16:00 – Oficina: Livox SALA 5

    Ana Claudia Prazeres

     

    Rejane Bruno Calife
  • 16:00 – 16:30 – Apresentação cultural

  • 16:30 – 17:30 – Lei de cotas: Mitos e Verdades Sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho
    SALA 2

    Flavia Cortinovis
    Flavia Cortinovis – MBA em Gerenciamento de Projetos e em Gestão Empresarial ambos pela FGV, é graduada em Adminis- tração de Empresas pela PUC – Campinas – SP, possui diversos cursos de aprimoramento profissional e Green Belt em Lean Six Sigma. Trabalhou como consultora em empresas de âmbito na- cional e internacional. Implementou o projeto Beleza em todas as suas formas no Brasil e no exterior em parceria com a Alfaparf Group. É uma das fundadoras da empresa Beleza Projetos e atua como consultora na área de inclusão social e produtiva.
  • 16:30 – 17:30 – OFICINA – Sons e Gestos que Alfabetizam SALA 3

    Adriana Alcântara Teixeira
    Adriana Alcântara Teixeira – Fonoaudióloga, Especialista em Patologias da Linguagem e Mestre em Science in Community Disability Studies pela Universidade de Londres. Fonoaudióloga da I Gerência Regional de Saúde – I GERES da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Docente do Curso de Especialização em Educação Especial da FAFIRE.

     

    Andréa Carla Lima Coelho
    Andréa Carla Lima Coelho – Fonoaudióloga, Especialista em Audiologia e Mestre em Ciências da Linguagem/UNICAP-PE. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e professora das escolas de Saúde e Educação da Faculdade dos Guararapes

     

    Marta Gonçalves de Oliveira
    Marta Gonçalves de Oliveira – Pedagoga e Educadora física. Especialista em Educação Física Escolar com ênfase na Motricidade Humana (UFPE).  Esporte Educacional (UNB). Consultora Pedagógica em Projetos Educacionais

 

  • 16:30 – 17:30 – Casa Adaptada – Acessibilidade e Autonomia SALA 4

    Flávia Poppe
    Flávia Poppe – Economista graduada pela PUC-Rio, MSc em Planejamento Social na L.S.E. (London School of Economics), Curso de Doutorado em Administração Pública na Universidade de Buenos Aires. Trabalhou como consultora internacional em órgãos das Nações Unidas e para o Banco Mundial em diferentes países elaborando e avaliando projetos de saúde.

     

    Hamilton Oliveira
    Hamilton Oliveira – Tetraplégico C6/C7, alcançou sua independência, tornando-se ativista e empreendedor. Autor e idealizador do blog Casa Adaptada. Tesoureiro da Associação Baiana em Prol da Inclusão das Pessoas Com De- ficiência – ABAPIS e Sócio Proprietário da Almeida Mercado & Construção.
  • 16:30 – 17:30 – OFICINA – Método dos Dedinhos SALA 5

    Erika Campos
    Erika Campos – Fonoaudióloga – Autora do Método dos Dedinhos, Especialista em Síndrome de Down – CEPEC – SP. Terapeuta em formação PROMPT – THE PROMPT INSTITUTE –EUA. Membro da Therapy Taping Association. Especialista em Voz – CEFAC – SP, Es- pecialista em Disfagia – CEPEF – SP, Linguagem – Método Hanen – AACD – SP, Panlexia- Instituto Pamela Kvilekval – PR.
  • 17:30 – 18:00 – Inclusão das pessoas com Deficiência na Mídia e entretenimento – GADIM BRASIL

    Helena Werneck
    Helena Werneck
    Arquiteta, atua desde 1987, com o nascimento de sua filha com síndrome de Down, na área da pessoa com deficiência. Em 2004 criou a ONG Instituto MetaSocial com o objetivo de desenvolver ações junto a mídia para divulgar e promover a inclusão social. Criou a campanha “Ser Diferente é Normal”. Participou do desenvolvimento de políticas públicas para pessoas com deficiência. É uma das fundadoras da empresa Beleza Projetos e atua como consultora na área de inclusão social e produtiva de pessoas com deficiência
  • 18:00 – Apresentação cultural

 

 

O CONGRESSO

I INCLUSION – Congresso Internacional da Inclusão de 19 a 20 de maio de 2017, em Porto de Galinhas – Ipojuca-PE. O evento nasce, em sua primeira edição,com o objetivo de disseminar conhecimentos; identificar e expor produtos e serviços para as demandas das pessoas com deficiência;e articular um debate com a sociedade, gestores públicos, grupos organizados e os interessados quanto à acessibilidadereabilitação e inclusão social desse segmento.

O tema do Congresso ― Deficiência Intelectual, Auditiva, Visual, motora e as perspectivas da tecnologia Assistiva ― serão abordadas a partir de uma visão multidisciplinar e transdisciplinar, trazendo para o centro do debate conhecimentos, produtos e serviços do universo da Inclusão, frutos da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Frente aos novos desafios propostos pela Lei Brasileira da Inclusão, sancionada em 2015, e a Convenção da ONU, já são observadas, principalmente na última década, mudanças marcantes de paradigmas. Há um maior rigor metodológico e científico nas pesquisas realizadas, desenvolvimento de novas estratégias e janelas de atuação no campo da Inclusão e maior produção de conhecimento teórico e prático, beneficiando os indivíduos com Deficiências.

SAIBA MAIS

VEM AÍ O 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DA INCLUSÃO, DE 19 A 20 DE MAIO DE 2017 (ESTAREMOS LÁ)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO DIA DO CONGRESSO INCLUSION