Certamente, todo universitário, professor, pesquisador, autor ou escritor já ouviu falar e, provavelmente, usa diariamente algumas normas vindas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a tão conhecida ABNT.

 

A produção de textos científicos e técnicos em todo o território nacional recorre às regras da ABNT, a fim de seguir um padrão adotado nacionalmente que visa facilitar a comunicação científica e também busca padronizar procedimentos.

 

Portanto, é de se assumir que, diariamente, a Associação Brasileira de Normas Técnicas está presente na vida de diversas pessoas, fornecendo informações e regras de formatação de referência bibliográfica nas normas da ABNT, estabelecendo um padrão, como dito anteriormente.

 

Os conjuntos de normas publicados pela ABNT, denominados NBR, são atualizados anualmente e estão presentes em muitos outros campos da sociedade que não apenas o acadêmico.

 

Hoje iremos ver juntos um pouco mais da atuação da ABNT na criação de normas, regras e padrões que garantem mais acessibilidade e mobilidade em locais públicos para pessoas portadoras de deficiência.

 

Como e para quê surgiu a ABNT?

Mas, antes disso é essencial que seja entendida a maneira como a Associação Brasileira de Normas Técnicas surgiu e qual era o contexto que proporcionou a criação deste órgão.

 

A ABNT foi criada na década de 40, mais especificamente no dia 28 de setembro de 1940, surgindo como uma entidade normatizadora. Ou seja, uma entidade voltada para o desenvolvimento de normas, regras e padrões que refletem as necessidades da sociedade.

 

Logo, a Associação não contempla apenas o meio acadêmico e pesquisadores cujo mantra é, vamos incluir alguns exemplos de referências bibliográficas ao longo do projeto. 

 

Mas sim, os mais variados setores da sociedade são atendidos pela criação e pelo desenvolvimento de conjuntos de normas da ABNT.

 

Atualmente, qualquer pessoa física, jurídica, grupo, organização ou instituição pode entrar em contato com a ABNT, a fim de esclarecer a necessidade de uma determinada regra, mediante os obstáculos enfrentados por estes grupos.

 

Todas as diretrizes tomadas pela Associação hoje são aplicadas em diversas universidades, instituições de ensino e até os mais diversos órgãos públicos.

 

Sobretudo, a ABNT é uma dos membros fundadores da chamada ISO, a International Organization for Standardization, ou a Organização Internacional de Normatização, que hoje é composta por membros de mais de 160 países.

 

A NBR 9050 e a acessibilidade à edificações públicas

Agora que vimos que a atuação da ABNT vai muito mais além da elaboração de trabalhos, projetos científicos, teses de mestrado e doutorado e outros textos científicos, é essencial entender como a ABNT foi responsável pela elaboração de normas voltadas para a inclusão.

 

De acordo com a plataforma Noventa, a construção de uma sociedade mais justa busca a realização de projetos e obras que garantam a qualidade de vida de diversas pessoas de diferentes tipos de deficiência.

 

No ano de 2004, a Associação Brasileira de Normas Técnicas desenvolveu a NBR 9050, que inclusive foi atualizada no ano de 2015.

 

Este conjunto de normas define padrões e aspectos voltados para a acessibilidade que devem ser observados e considerados nas mais diversas construções e obras urbanas.

 

Dentro do conjunto de normas existem diversas especificações que direcionam os esforços e dizem respeito à necessidades específicas:

 

  • Sinalização horizontal e vertical
  • Tamanho dos banheiros
  • Características dos pisos
  • Espaço adequado para cadeira de rodas
  • Informações em braile
  • Rampas de acesso
  • Estacionamentos acessíveis

 

Portanto é possível ver que, atualmente, para desenvolver alguma obra civil, como um condomínio, um prédio, um shopping, bar ou quaisquer outros, é necessário seguir à risca as especificações ilustradas neste conjunto de normas.

 

Além das citadas aqui, existem aspectos que dizem respeito a muitas outras necessidades. Contudo, é possível observar a importância da ABNT neste aspecto.

 

Considerações finais

 

A ABNT possui uma atuação ampla em diversos setores e áreas da sociedade. Há conjuntos de normas, por exemplo, que dizem respeito à atuação de profissionais, ao uso de equipamentos de segurança, à conduta profissional e diversas outras necessidades da sociedade.

 

Na próxima vez que lembrar da Associação Brasileira de Normas Técnicas, não deixe de valorizar a importância deste órgão para o andamento saudável da sociedade!