celula-tronco-alzheimer

Tratamento nas áreas de ortopedia e anemia falciforme

 

Em visita à Universidade Federal da Bahia, ocorrida na manhã desta terça-feira (dia 13 de janeiro de 2015), onde foi recebido pelo Reitor João Carlos Salles e pelo Vice-Reitor Paulo Miguez, o senador Walter Pinheiro anunciou que a UFBA receberá em 2015 um aporte de R$ 700 mil, através de uma emenda de sua autoria junto ao Orçamento da União de 2015, destinando recursos para a realização de pesquisas com células-tronco na área de ortopedia e no tratamento da anemia falciforme.

“As pesquisas  começaram em 2004 na Bahia. Elas são para terapia celular nas sequelas de trauma e anemia falciforme”, destaca o professor e ortopedista Gildásio Daltro, que coordena as pesquisas e terapias realizadas por um grupo de pesquisadores do Hospital das Clínicas da UFBA. Um tratamento foi desenvolvido para pacientes com necrose óssea em estágio inicial com aproximadamente 90% de eficácia comprovada.

O Reitor João Carlos Salles destacou a importância das pesquisas e terapias com células-tronco nas áreas de ortopedia, anemia falciforme e outras doenças hematológicas colocam os pesquisadores da Universidade Federal da Bahia na fronteira da ciência médica e seus resultados podem beneficiar milhões de pessoas.

 

A Bahia é hoje uma referência em pesquisas e terapias com células-tronco, que são retiradas dos próprios pacientes. “Desde 1997 venho aportando recursos para apoiar o desenvolvimento desta área da medicina na Bahia, seja através de emendas parlamentares ou na busca por recursos junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também conseguimos contribuir para consolidar parcerias com outras universidades de fora do Brasil, como foi o caso da Universidade de Paris e do Instituto Fraunhofer”, diz Pinheiro

Fonte: UFBA