Brasil Acessível: O Guia Completo para Explorar Destinos Inclusivos em 2024

 

Este guia fornece uma visão abrangente sobre como viajar pelo Brasil de forma acessível e inclusiva em 2024. Com as dicas e informações fornecidas, esperamos inspirar e facilitar suas próximas aventuras pelo nosso belo país.


“O verdadeiro espírito de viagem não conhece barreiras.” – Rick Steves, especialista em viagens.

 

Desafios de Acessibilidade:

Mais de 50% dos turistas com deficiência deixam de viajar por falta de acessibilidade. Isso ressalta a importância de melhorar a infraestrutura turística para ser mais inclusiva​​.

Mais de 50% dos turistas com deficiência deixam de viajar por falta de acessibilidade

 

 

 

Viajar pelo Brasil em 2024 significa descobrir uma variedade incrível de paisagens, culturas e experiências acessíveis. Neste guia, vamos explorar os melhores destinos nacionais que se destacam pela inclusão e acessibilidade, garantindo que todos, independentemente de suas capacidades físicas, possam desfrutar das maravilhas do nosso país.

  1. Preparação e Planejamento para Destinos Brasileiros:
  • Escolhendo Destinos Acessíveis no Brasil: Dê preferência a cidades e atrações turísticas que têm investido em acessibilidade, como Rio de Janeiro, São Paulo, e Florianópolis.
  • Checklist de Acessibilidade para Hospedagem Nacional: Antes de reservar, verifique se o hotel ou pousada oferece instalações acessíveis, como banheiros adaptados e acessos sem barreiras.
  • Transporte Acessível pelo Brasil: Informe-se sobre opções de transporte acessível nas cidades que planeja visitar, incluindo táxis adaptados e transporte público com acessibilidade.
  1. Tecnologia Assistiva para Viagens Nacionais:
  • Aplicativos Úteis no Brasil: Use aplicativos que facilitam a locomoção e acessibilidade em cidades brasileiras, como o VLibras para tradução de libras.
  • Equipamentos de Mobilidade: Informe-se sobre locais onde você pode alugar cadeiras de rodas ou outros equipamentos de mobilidade, especialmente em grandes cidades e destinos turísticos.
  1. Direitos dos Viajantes com Deficiência no Brasil:
  • Conhecimento sobre Direitos em Viagens Nacionais: Esteja ciente dos seus direitos em relação a viagens aéreas e hospedagem dentro do Brasil. Os direitos das pessoas com deficiência ao viajar de avião são fundamentais para garantir uma viagem segura, confortável e acessível. Estes direitos variam de acordo com a legislação de cada país, mas geralmente incluem:
  • Assistência no Aeroporto e no Avião: As companhias aéreas são obrigadas a fornecer assistência durante o check-in, embarque, desembarque e conexões. Isso pode incluir cadeiras de rodas, veículos de transporte no aeroporto e assistência de pessoal treinado.
  • Transporte de Equipamentos de Mobilidade: As companhias aéreas geralmente permitem que equipamentos de mobilidade, como cadeiras de rodas ou dispositivos de assistência, sejam transportados sem custo adicional.
  • é um direito estabelecido que o acompanhante de pessoas com deficiência em viagens aéreas tem direito a um desconto mínimo de 80% no valor da passagem. Esta norma é regulamentada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e se aplica a todos os passageiros que não possam realizar sozinhos os procedimentos de segurança em caso de emergência​​. Este desconto é um aspecto importante para garantir a acessibilidade e a inclusão em viagens aéreas, proporcionando às pessoas com deficiência a oportunidade de viajar com suporte adequado.
  • Advocacia por Acessibilidade: Saiba como e onde reivindicar seus direitos caso encontre barreiras de acessibilidade durante suas viagens. No instagram você encontra diversos especialistas.

  1. Descobrindo o Brasil Acessível:
  • Destinos Acessíveis para Explorar: Além das metrópoles, explore destinos como Gramado, Búzios, e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que têm se destacado pela acessibilidade.
  • Histórias Inspiradoras de Viajantes com Deficiência: Compartilhe e leia relatos de pessoas que viajaram pelo Brasil, superando desafios e desfrutando de experiências enriquecedoras.
  1. Saúde e Segurança em Viagens Nacionais:
  • Cuidados de Saúde e Seguro de Viagem no Brasil: Não esqueça de verificar a cobertura de seguro de viagem e levar consigo informações importantes de saúde.
  • Gerenciamento de Emergências de Saúde: Saiba como agir em caso de emergências médicas, especialmente em áreas mais remotas.

 

 

  1. Mapeamento de Serviços Acessíveis no Brasil:

O Ministério do Turismo do Brasil realizou um mapeamento de atrativos, empreendimentos, produtos e serviços turísticos acessíveis, em parceria com a UNESCO. Este mapeamento inclui informações sobre produtos e serviços turísticos disponíveis no mercado turístico brasileiro, com foco em acessibilidade e mobilidade reduzida​​.

https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/conheca-produtos-e-servicos-turisticos-acessiveis-no-brasil

  1. Programa Turismo Acessível

O Programa Turismo Acessível constitui a política de acessibilidade do Ministério do Turismo e propõe uma série de medidas que visam promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência aos benefícios da atividade turística. Saiba mais

Conheça o Perfil do Turista com Deficiência 

Acesse o Mapeamento de Atrativos, Empreendimentos, Produtos e Serviços Acessíveis no Brasil

Não deixe de conferir: Dicas para Atender Bem Turistas com Deficiência

 

  1. Sites de Informações sobre Turismo Acessível: Existem vários sites que reúnem informações sobre turismo acessível, como o “Turismo Adaptado” e “Inclusive Journeys”. Eles oferecem dicas, histórias inspiradoras e informações sobre locais turísticos adaptados para pessoas com deficiência​​.

 

 

17 DESTINOS COM OPÇÕES DE ACESSIBILIDADE NO BRASIL

 

Foz do Iguaçu (PR)

Descrição: Foz do Iguaçu é pioneira em turismo acessível. A cidade oferece uma trilha segura no Parque Nacional para acesso às Cataratas do Iguaçu, além de paraquedismo acessível. Como Chegar: A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Para pessoas com deficiência, há serviços de transporte adaptado disponíveis.

O que Fazer: Além de visitar as Cataratas, aproveite o paraquedismo adaptado e os passeios pelo Parque Nacional.

Link: Parque Nacional do Iguaçu – Cataratas

 

Brasília (DF)

Descrição: Brasília possui locais turísticos adaptados, incluindo o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes. O Parque Nacional de Brasília oferece cadeiras especiais “Juliettis” para trilhas.

Como Chegar: Acesso por avião ao Aeroporto Internacional de Brasília. Transporte público acessível disponível.

O que Fazer: Visite o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes e explore o Parque Nacional.

Link: Parque Nacional de Brasília

 

Uberlândia (MG)

Descrição: Uberlândia se destaca por suas obras públicas acessíveis, promovendo passeios com segurança e autonomia.

Como Chegar: A cidade é acessível por via aérea e terrestre, com infraestrutura adaptada para acessibilidade.

O que Fazer: Explore os espaços urbanos e parques da cidade, todos com facilidades de acessibilidade.

Link: Turismo Uberlândia

 

São Paulo (SP)

Descrição: São Paulo tem museus acessíveis como a Pinacoteca, MASP, Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa.

Como Chegar: Facilmente acessível por avião, ônibus ou carro, com opções de transporte público adaptado.

O que Fazer: Visite os museus com recursos inclusivos como catálogos em braile e audioguias. Link: Pinacoteca do Estado de São Paulo

 

Bonito (MS)

Descrição: Conhecida por seu turismo de aventura inclusivo, oferece atividades como rapel, trilhas e mergulhos adaptados.

Como Chegar: Acesso pelo Aeroporto Regional de Bonito, com serviços de transporte adaptado.

O que Fazer: Aproveite as aventuras adaptadas, como mergulho em grutas e trilhas ecológicas. Link: Turismo em Bonito

 

Salvador (BA)

Descrição: Salvador tem atrações históricas com acessos adaptados e o projeto “Salvador pra Cego Ver”, que oferece experiências culturais com audiodescrição.

Como Chegar: O Aeroporto Internacional de Salvador oferece voos regulares. A cidade possui transporte público acessível.

O que Fazer: Explore o Pelourinho, com suas ruas adaptadas, e participe do projeto “Salvador pra Cego Ver”.

Link: Turismo Salvador – Salvador Pra Cego Ver

 

Rio de Janeiro (RJ)

Descrição: Após as Paralimpíadas de 2016, o Rio de Janeiro melhorou sua acessibilidade. Atrações como Cristo Redentor e Pão de Açúcar estão adaptadas (nota do autor: jardim botânico é excelente para cadeirantes).

Como Chegar: Acessível por via aérea pelo Aeroporto Internacional do Galeão. Transporte público adaptado disponível.

O que Fazer: Visite o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, ambos com acessibilidade aprimorada. Link: Turismo Rio – Acessibilidade

 

Fortaleza (CE)

Descrição: Fortaleza participa do Projeto Praia Acessível, com estruturas de segurança adaptadas no Beach Park.

Como Chegar: Acesso pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, com várias opções de transporte adaptado.

O que Fazer: Aproveite as praias acessíveis e as atrações do Beach Park.

Link: Beach Park – Acessibilidade

 

Maceió (AL)

Descrição: Maceió é líder em quartos de hotéis adaptados e oferece jangadas adaptadas para pessoas com deficiência.

Como Chegar: O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares oferece fácil acesso à cidade.

O que Fazer: Desfrute das praias com jangadas adaptadas e explore a cidade.

Link: Turismo Maceió – Acessibilidade

 

Socorro (SP)

Descrição: Socorro é um exemplo de acessibilidade, com adaptações em várias atrações e passeios ecológicos adaptados.

Como Chegar: Acessível por estradas bem conservadas, com sinalização adequada.

O que Fazer: Participe de atividades ao ar livre como tirolesa e rafting adaptados.

Link: Turismo Socorro – Aventura Acessível

 

Curitiba (PR)

Descrição: A cidade tem infraestrutura pública exemplar, com ônibus adaptados e o Jardim Botânico com trajeto sensorial.

Como Chegar: Acessível através do Aeroporto Internacional Afonso Pena. Transporte público adaptado disponível.

O que Fazer: Visite o Jardim Botânico e explore o centro histórico com acessibilidade.

Link: Turismo Curitiba – Acessibilidade

 

Ilha Bela (SP)

Descrição: Ilha Bela é conhecida por suas praias paradisíacas com cadeiras anfíbias disponíveis, tornando a experiência na praia acessível para todos.

Como Chegar: Acesso por balsa a partir de São Sebastião, com transporte adaptado disponível. O que Fazer: Desfrute das praias equipadas com cadeiras anfíbias e explore trilhas e cachoeiras acessíveis.

Link: Turismo Ilhabela – Acessibilidade

 

Chapada do Guimarães (MT)

Descrição: A Chapada do Guimarães se destaca com a primeira trilha para deficientes visuais, proporcionando uma experiência única em meio à natureza.

Como Chegar: Acessível por carro ou ônibus de Cuiabá, com opções de transporte adaptado.

O que Fazer: Explore a trilha adaptada no Espaço Turístico Chapada Aventura e aprecie a beleza natural do local.

Link: Espaço Turístico Chapada Aventura

 

Brotas (SP)

Descrição: Brotas é um destino ideal para aventuras, oferecendo rafting, arvorismo e tirolesa adaptados para pessoas com deficiência.

Como Chegar: Acessível por estradas bem conservadas, saindo de São Paulo ou Campinas.

O que Fazer: Participe de atividades de aventura adaptadas, como rafting e tirolesa.

Link: Brotas Aventura

 

Gramado (RS)

Descrição: Gramado é uma cidade turística com calçadas largas e rampas de acesso, e várias atrações adaptadas, como o Museu do Automóvel e o Lago Negro.

Como Chegar: A cidade é acessível por avião, ônibus ou carro, com infraestrutura adaptada para acessibilidade.

O que Fazer: Explore as ruas charmosas e atrações turísticas, como o Lago Negro e o Museu do Automóvel.

Link: Turismo Gramado – Acessibilidade

 

Macapá (AP)

Descrição: Macapá oferece experiências inclusivas com o projeto “Praia Acessível” e o “Mergulho da Inclusão”.

Como Chegar: Acesso pelo Aeroporto Internacional de Macapá, com transporte público adaptado.

O que Fazer: Participe do projeto “Praia Acessível” e experimente o “Mergulho da Inclusão” para uma experiência única.

Link: Turismo Macapá – Acessibilidade

 

Recife (PE)

Descrição: Recife oferece o programa “Praia sem Barreiras”, garantindo acesso e lazer na praia para pessoas com deficiência.

Como Chegar: Acessível por avião, através do Aeroporto Internacional do Recife, e por transporte público adaptado.

O que Fazer: Aproveite as praias acessíveis através do programa “Praia sem Barreiras” e explore os recifes de coral.

Link: Turismo Recife – Praia sem Barreiras

 

 

Nota Final: Este guia é um convite para explorar o Brasil de uma forma inclusiva e acessível. Cada destino oferece uma experiência única, garantindo que todos, independentemente de suas habilidades, possam desfrutar das maravilhas do país.

 

No CASAdaptada, temos um compromisso de longa data com a inclusão e acessibilidade. Convidamos você a visitar nosso blog e o Mercado Adaptado para mais informações e recursos. Se você é um lojista de tecnologia assistiva ou oferece serviços de turismo adaptado, não deixe de conhecer as oportunidades no Mercado Adaptado e Venda PCD.