O funcionamento correto da bexiga depende da integridade dos nervos que levam e trazem informações à bexiga. Pacientes com traumas na coluna, ou defeitos congênitos da medula espinhal, perdem essas conexões e o controle adequado da bexiga. Isso pode levar a uma incoordenação vesical. Caso não seja realizado abordagem precoce, esses pacientes podem evoluir com insuficiência renal e necessidade de hemodiálise pelo fato de não conseguirem eliminar a urina corretamente.

Muitas vezes, a bexiga entra em espasmo, e contrai sem controle. Existe medicamentos tomados por boca para tentativa de controle desses espasmos, e caso mesmo com a medicação não se tenha controle desses espasmos, está indicada a aplicação de toxina botulínica (Botox®) na bexiga, para paralisar a sua musculatura.

Em casos que todas outras alternativas falharam, existe ainda a opção da Ampliação Vesical. Essa técnica de reconstrução utiliza uma alça de intestino que é retirada do trajeto normal de passagem do alimento e fezes, aumentando assim a capacidade da bexiga. Como o intestino perde as contrações e não apresenta espasmos, alivia-se muito a pressão dentro da bexiga e aumenta-se a capacidade de armazenamento de urina na mesma, melhorando-se as perdas urinárias e o risco de lesão renal. Após realizar a cirurgia, o paciente precisa continuar a esvaziar a bexiga através do cateterismo, e também precisa aprender a lavar a bexiga para evitar o acúmulo de muco produzido pelo intestino.

Mas, por que aumentar o tamanho da bexiga? 
Os objetivos principais da ampliação vesical (AV) são: preservar a função renal, adquirir continência, impedir infecções do trato urinário (ITUs) e promover um esvaziamento vesical voluntário e completo. Mas vamos explicar isso melhor mais adiante!
Esse procedimento cirúrgico, que é feito por médicos urologistas, é usado em pacientes que possuem diminuição ou ausência da função de armazenamento de urina pela bexiga urinária. Não armazenar urina adequadamente na bexiga pode trazer muitos problemas para esse paciente, como infecções urinárias ou mesmo problemas sócio-comportamentais sérios.
Por que aumentar o tamanho da minha bexiga?
As principais funções da ampliação vesical (AV) são: preservar o rim, adquirir continência urinária (conseguir segurar a urina), impedir infecções do trato urinário (ITU) e promover um esvaziamento vesical voluntário e completo (conseguir esvaziar a bexiga por vontade própria e completamente, sem sobrar urina).
Quando a bexiga possui pouca capacidade de armazenamento em seu interior, a urina desce dos rins e fica presa naquele pequeno espaço, aumentando a pressão nos ureteres.
Portanto, quando a urina cai na bexiga e tem pouco espaço para preencher, ela fica acumulada nos ureteres e até mesmo nos rins, aumentando a pressão e causando dor. Essa pressão de urina pode causar lesões sérias e irreversíveis ao rim, originando a insuficiência renal e até mesmo sendo necessário a hemodiálise ou o transplante de rim.
Logo, a cirurgia para aumento da capacidade da bexiga torna-se muito importante para os doentes que perderam a função de armazenamento adequado de urina. Depois da cirurgia o paciente será capaz de conseguir segurar por maior tempo a urina e, muitas vezes, não precisará do uso de fraldas e poderá frequentar lugares que antes ele evitava, como shopping ou parques. Logo, essa cirurgia torna-se muito importante para a inclusão social dos pacientes. Podemos então perceber que os benefícios dessa cirurgia são diversos, quando indicada para o caso específico de cada paciente pelo seu urologista.
Qual a chance de não dar certo essa cirurgia? Vou ficar bom?
A enterocistoplastia é uma cirurgia invasiva, ou seja, de grande porte. E, como em qualquer cirurgia, riscos existem. Está descrita na literatura médica uma mortalidade de 0 a 2%, com complicações médicas pós-operatórias em torno de 5% dos casos.
 Porém, o sucesso dessa cirurgia para o tratamento das diversas doenças variou entre 58 a 95%, segundo questionários aplicados aos próprios pacientes submetidos a ela. Logo, podemos perceber que os benefícios da ampliação vesical são muitos, sendo pequena a quantidade de complicações desse procedimento.
LEIA TAMBÉM:
SOBRE MINHA 3ª APLICAÇÃO DE BOTOX NA BEXIGA
Fonte: Instituto Brasileiro de Urologia
urologiareconstrutiva.com.br