Antes de comprar, deverá ser feita uma análise minuciosa, dando ênfase para os seguintes detalhes:

Altura do veí­culo e do banco do motorista- a altura irá influenciar diretamente nas transferências (entrar ou sair do veículo). Se for muito alto ou muito baixo, dificultará ou tornará impossível as transferências com o auxí­lio de tábuas de transferências ou em transferências sem a utilização das tábuas, ou ainda, em transferências com o auxí­lio de duas pessoas. O ideal, é que a altura do banco do carro seja o mais próximo possí­vel da altura do assento da cadeira de rodas.

Abertura da porta do motorista- a abertura da porta também influencia nas transferências. Quanto maior for o seu angulo de abertura, mais fácil será para fazer as transferências, pois será possí­vel ficar bem próximo ao banco.

Altura do volante – um volante muito baixo, pode atrapalhar na montagem das adaptações do acelerador e freio, que ficam fixadas abaixo da coluna do volante. Isso também, pode dificultar a passagem das pernas em uma transferência, além de dificultar na acomodação das mesmas.

Largura das portas- a largura das portas é mais item que pode dificultar nas transferências. Veí­culos com quatro portas ou portas muito estreitas, podem não apresentar espaço o suficiente para que uma pessoa se transfira.

Peso do volante e freios- veí­culos sem direção hidráulica ou com direção hidráulica muito pesada, dificultarão toda a dirigibilidade, desde as manobras, até as curvas mais abertas, pois, durante a maior parte do tempo ou em sua totalidade, as pessoas dirigirão com apenas uma das mãos no volante, pois a outra estará controlando o acelerador e o freio.

Porta-malas- É importante que o porta-malas acomode pelo menos a cadeira de rodas, ou aparelhos e equipamentos essenciais é a locomoção e/ou bem estar da pessoa.

Concessionárias especializadas- Existem algumas concessionárias especializadas na venda de veículos para pessoas com deficiências. Nestas, fica mais fácil a aquisição, pois os funcionários tem um maior conhecimento de como proceder com este trabalho.