No dia 03 de dezembro é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data que busca ampliar a inclusão dessas pessoas na sociedade.
Hoje fazemos 3 anos de blog também, uma luta diária a favor da inclusão e acessibilidade, um muito obrigado pelo retorno de cada um que nos lê, comenta e compartilha nas redes sociais, aqueles que nos enviam fotos, dúvidas, sugestões e agradecimentos, participam dos sorteios, o valor e feedback social deste blog não poderia me deixar mais feliz.
Lembrar que nosso encontro já está marcado agora dia 07 de dezembro no CONGRESSO NACIONAL DE ACESSIBILIDADE 2015, onde falarei um pouco de como adaptei meu cafofo, aguardo-vos.
Muitas notícias rondaram nosso “universo”, lei brasileira de inclusão (LBI), Cirurgia inovadora devolve movimentos a lesados medulares, lei de meia-entrada regulamentada etc, qual delas você achou mais significativa? 2016 começa a valer a LBI, estou ansioso para ver a repercusão e discussões, e você?
UM BREVE BALANÇO DE 2015
CIENTISTAS ESTUDAM NOVO MEDICAMENTO PARA A LESÃO MEDULAR
CONGRESSO NACIONAL DE ACESSIBILIDADE 2015
PESQUISA COM CÉLULAS-TRONCO NA BAHIA TERÁ APORTE DE R$ 700 MIL
MINEIRO É O PRIMEIRO TETRAPLÉGICO DO BRASIL A VOLTAR A ANDAR APÓS IMPLANTE DO NEUROMODULADOR
CONFIRA MINHA ENTREVISTA PARA O SITE “CADEIRANTES QUE VENCEM”
MEDICAMENTO PARA A CURA DA LESÃO MEDULAR GANHA STATUS DE “PROMESSA EXTRAORDINÁRIA”
DEFICIÊNCIA, ATRAVÉS DOS OLHOS DAS CRIANÇAS…
PROJETO FISIOTERAPIA ITINERANTE: EM 8 ANOS, 60 MIL ATENDIMENTOS.
DEFESTBRASIL – FESTIVAL DE MÚSICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
CARTILHA ESCLARECE REGRAS DE ACESSIBILIDADE EM AEROPORTOS
VEJA O QUE MUDOU NA NOVA NORMA DE ACESSIBILIDADE!
BRASIL TERMINA PARAPAN EM PRIMEIRO LUGAR, COM 257 MEDALHAS
MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA RELAÇÃO ENTRE MICROCEFALIA E O ZIKA VÍRUS
UFA! MAS … SE TANTOS SE REVOLTARAM POR QUE TANTOS AINDA DESRESPEITAM?
O SENADO APROVOU, POR UNANIMIDADE, A CRIAÇÃO DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
SENADO APRECIA PROJETO AMPLIANDO FAIXA DE RENDA PARA CONCESSÃO DO BPC
EXOESQUELETO PARA PARAPLÉGICOS COMEÇA A SER VENDIDO NOS EUA
TRATAMENTO PARA ALZHEIMER ESTÁ PRÓXIMO
NOVO TRATAMENTO AJUDA PARAPLÉGICOS A RECUPERAR MOVIMENTOS DAS PERNAS SEM CIRURGIA
ONU CRIA NOVO SÍMBOLO PARA ACESSIBILIDADE
TETRAPLÉGICA, LAÍS SOUZA COGITA FUTURO NO ESPORTE: “TALVEZ SEJA UMA PARATLETA”
ADEUS ESCARAS, BIOCURATIVO USA SANGUE E VENENO DE COBRA PARA SUPER CICATRIZANTE
TELETON SUPERA A META DE R$ 26 MILHÕES E BATE RECORDE DE ARRECADAÇÕES
O que esperar de 2016?
SOBRE O DIA 3 DE DEZEMBRO
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são tratados pelo restante da população como um motivo para a discriminação, o que dificulta uma vida de qualidade e digna para as pessoas com algum tipo de deficiência.
Segundo o Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, a deficiência pode ser definida como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”. A deficiência pode ser classificada em física, auditiva, visual, mental ou múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas.
Uma pessoa com deficiência física é aquela que possui alterações que comprometem a realização de determinada atividade física. Essas alterações podem existir desde o nascimento ou serem adquiridas durante a vida. Nesse último caso, a violência e acidentes são fatores bastante relacionados com o aumento do número de deficientes físicos a cada ano.
A deficiência auditiva é aquela que se caracteriza pela perda bilateral, parcial ou total da audição. Ela podeser ocasionada por má-formação ou lesões nas estruturas que fazem parte da composição do aparelho auditivo.
Uma pessoa com deficiência visual, por sua vez, é aquela que apresenta cegueira ou baixa visão. No primeiro caso, o portador não consegue perceber imagens e nem mesmo a luz. O paciente com baixa visão, entretanto, consegue perceber algumas imagens, porém, necessita da ajuda de alguns instrumentos, como lupas ou então a ampliação de materiais. Pessoas que apresentam problemas como miopia, astigmatismo ou hipermetropia não podem ser consideradas deficientes visuais.
Por fim, temos a deficiência mental. Ela afeta o funcionamento intelectual do paciente, que é relativamente menor que o da média dos outros indivíduos. Nesse caso, o problema aparece antes dos 18 anos de idade
De uma maneira geral, pessoas com deficiência precisam de uma maior atenção por parte dos governantes, principalmente no que diz respeito à acessibilidade e inclusão na sociedade. Segundo a ONU, pessoas com deficiência são mais vulneráveis a abusos e normalmente não frequentam a escola.
Também é importante destacar que a maioria dos deficientes não consegue entrar no mercado de trabalho principalmente porque alguns empregadores acreditam que essas pessoas não são capazes de realizar o trabalho com eficiência, além de acharem que a construção de um ambiente acessível é bastante cara. Sendo assim, está claro que é fundamental que se criem políticas que acolham melhor essa parcela da população.
Diante disso, em 1992, a ONU instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que passou a ser comemorado todo dia 03 de dezembro. Com a criação dessa data, a ONU tinha como objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta.
É importante, no entanto, que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados.
Por Ma. Vanessa dos Santos
Referência: Brasil Escola