O VLT

vlt

MODERNIDADE SOBRE TRILHOS

O VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) é um projeto da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e integra a Operação Urbana Porto Maravilha. Em operação plena, o VLT será um importante legado para a população carioca. O novo modal disponibilizará à população e aos visitantes uma alternativa de mobilidade urbana inovadora e moderna no Centro e na Zona Portuária, além de criar um sistema que integra o centro financeiro e o corredor cultural aos demais modais. O VLT vai facilitar e dar qualidade de acesso à toda região, abrindo caminho para a valorização imobiliária e estímulo aos negócios.

OLHO NO VLT

O VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos), mais novo meio de transporte da cidade do Rio de Janeiro, permitirá a interligação da região portuária ao centro financeiro e ao aeroporto Santos Dumont de uma forma mais rápida, segura e sustentável. Previsto para entrar em operação no primeiro semestre de 2016, o VLT já deu início à fase de testes pela região central do Rio.

Silencioso, o VLT é uma novidade para a população, por isso, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas precisam se adaptar ao convívio com este novo meio de transporte, deslocando-se sempre com atenção para evitar acidentes.

  • Confira algumas dicas simples:
  • Olhar para os dois lados ao atravessar a rua
    Atenção ao atravessar a rua, cruzamentos ou calçadas que tenham trilhos do VLT. O veículo é silencioso e trafega nos dois sentidos.
  • Respeitar a sinalização
    Mesmo que não se aviste um veículo, o sinal vermelho deve ser respeitado. O VLT tem prioridade no semáforo e funciona 24h por dia.
  • Manter o cruzamento livre
    O veículo ou pedestre pode estar sobre a linha de um VLT sem perceber. É preciso ter atenção em todos os cruzamentos.
  • Ter cuidado com as crianças
    Pais ou responsáveis devem sempre segurar na mão das crianças. O VLT passa perto de calçadas e, em algumas áreas, até sobre os calçadões.
  • Atenção ao usar o celular
    Falar ou trocar mensagens no celular pode distrair o pedestre. Como o VLT é silencioso, é preciso ter atenção.

vlt01jpg_610x340

AÇÕES DE SEGURANÇA

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Concessionária do VLT Carioca estão atuando em conjunto com os órgãos municipais de trânsito, para ajustar fatores como sinalização, controle de tráfego e segurança – assim como um treinamento abrangente para os condutores. Transportar os cariocas não é um trabalho: é um presente. Que tem de ser recebido e tratado com toda a responsabilidade.

PARADAS E ESTAÇÕES

Ao longo de 28km de trilhos e 31 paradas, o VLT Carioca vai circular no Centro do Rio e na Região Portuária. A partir do VLT, os passageiros poderão fazer a conexão com outros meios de transporte nas interligações com a rodoviária, a Central do Brasil (trens e metrô), barcas, navios e o aeroporto Santos Dumont, além dos BRTs, linhas de ônibus convencionais e o teleférico da Providência. Quando as linhas estiverem em operação, a capacidade do sistema chegará a 300 mil passageiros por dia. Cada veículo do VLT pode transportar até 420 passageiros.

vlt1

FALE CONOSCO

Concessionária do VLTCarioca S/A

Rua Santa Luzia, 651, 15° andar,

Centro – Rio de Janeiro – CEP: 20030-041

Trabalhe conosco – Banco de Talentos: recrutamento@vltrio.com.br
E-mail: ouvidoria@vltrio.com.br
Telefone: 0800 000 0858
Twitter: www.twitter.com/VLTCarioca ou @VLTcarioca
Facebook: https://www.facebook.com/VLTCarioca
Instagram: @vltcarioca
Porto Maravilha: www.portomaravilha.com.br/
Facebook Porto Maravilha: http://www.facebook.com/PortoMaravilha
SMTR: http://www.rio.rj.gov.br/web/smtr
Facebook SMTR: https://www.facebook.com/mobilidaderj/

Fonte: VLT Rio