Iraktania Vitorino Diniz*, Candice Cavalcanti de Albuquerque, Dafna Valéria dos Santos Patriarca, Irani Vitorino Correa de Toledo, Ana Claudia Silva de Lima

incontinência intestinal (6)

INTRODUÇÃO:

A Incontinência urinária acarreta sérias complicações os seus portadores uma vez que os priva de muitas atividades sociais interferindo de forma significativa na qualidade de vida dos indivíduos. Este trabalho tem como objetivo descrever a utilização de cateteres externos em pacientes com incontinência urinária, pois percebe-se a utilização demasiada do cateter de permanência o que acarreta uma serie de problemas para o paciente e em alguns casos agravos de sua saúde devido infecções constantes e outras complicações.

MATERIAL E MÉTODO:

CateterismoMasculino300x150Pesquisa bibliográfica, realizada em bases de dados on-line como Lilacs, Medline e ScieELO no período dos últimos cinco anos. Utilizados como descritores para pesquisa os termos Incontinência urinária e Cateteres.

RESULTADOS:

No período estabelecido foram identificados 165 artigos que continham os descritores Incontinência urinária e Cateteres, mas nenhum destes artigos estava relacionado ao uso de cateteres externos. Por isso, considera-se relevante a revisão desta temática, assim como, o desenvolvimento de conhecimento acerca destes dispositivos através de novas pesquisas.

catheter-maleEm revisão bibliográfica em artigos não indexados e outros tipo de publicações, pode-se referir que os cateteres têm uma aplicação importante para os pacientes com incontinência urinária.

Pois, em muitas situações poderão substituir o cateter de Foley, minimizando as infecções, assim como, podem ser utilizados como substituição da fralda descartável, prevenindo nesta situação o aparecimento da dermatite e/ou surgimento da úlcera por pressão devido à umidade freqüente e acidez da urina. Cateteres externos são dispositivos utilizados apenas por homens, como preservativos masculinos colocados em volta do pênis, com uma abertura na extremidade por onde a urina é drenada.

Dentre os tipos de cateteres externos encontra-se um novo dispositivo que substitui o cateter externo convencional, pois são auto-adesivos, não necessitando de fixação com esparadrapos, o que pode ocasionar edemas, traumas e lesões penianas além de trocas freqüentes do dispositivo. A utilização dos cateteres externos é um procedimento não invasivo e capaz de propiciar controle adequado da diurese.

Sabe-se que a Infecção do Trato Urinário (ITU) é responsável por uma faixa de 35 a 45% de todas as infecções adquiridas no hospital, dentre estes, mais de 10% são expostos temporariamente à cateterização vesical de demora, dentre outros fatores, pode-se concluir que o fator isolado mais importante que predispõe esses pacientes à infecção é a utilização do cateter vesical de demora.

SOLUÇÃO: CATETER HIDROFÍLICO

speedicath-2

SpeediCath® é o cateter hidrofílico pronto para uso da Coloplast®.

Seu revestimento exclusivo e os orifícios polidos e também lubrificados garantem um cateterismo seguro, simples e prático todos os dias.

Não é preciso adicionar água, lubrificação ou esperar a ativação do revestimento. Não dá para ser mais rápido ou mais simples do que isso.

SpeediCath® foi projetado para aumentar o conforto, minimizar o risco de danos à uretra e evitar complicações relacionadas ao cateterismo intermitente.

Garante cateterismo extremamente suave, tanto durante a inserção quanto na retirada do cateter.

COMO GANHAR AMOSTRAS GRÁTIS:

ativa-care-coloplast-0800

CONCLUSÃO:

Apesar da importância do tema como medida de suporte para a Incontinência urinária percebe-se a não existência de trabalhos desenvolvidos nesta área.

Espera-se com este trabalho nortear profissionais para uma melhor assistência a estes pacientes e um despertar para novas pesquisas.

Palavras-chave: Incontinencia Urinaria , Cateteres

1 Stamm, AMNF, Forte, DY, Sakamoto, KS, Campos, ML, Cipriano, ZM. Cateterização

vesical e infecção do trato urinário: estudo de 1.092 casos. Arquivos Catarinenses de

Medicina. 2006 35(2):72-77.

*Enfermeira. Pós-graduada em Formação Pedagogica na Area de Saúde Enfermagem(FIOCRUZ). Pós-graduada em Estomaterapia pela UPE

SOBRE A COLOPLAST

logo coloplast

A Coloplast desenvolve produtos e serviços que tornam mais fácil a vida de pessoas com condições médicas muito pessoais e realmente íntimas. Trabalhando próximo aos usuários finais e profissionais que usam nossos produtos, nós criamos soluções sensíveis às suas necessidades especiais.