Minha dica para um bom Open House (especificamente no barzinho) é um armário/prateleira escamoteável/retrátil, que vira mesa/bancada e desce automaticamente (pode ser aberto por pressão também), devido as dificuldades em acessar os armários suspensos sobre as bancadas, ou apanhar algum livro posicionado nas prateleiras mais altas recomendo a altura padrão entre 75 e 90 cm do chão, de preferência com cantos arredondados em caso de colisões. (para pessoas com mobilidade reduzida e baixa estatura pode-se deixar na dispensa uma mão mecânica que ajuda a alcançar as prateleiras mais altas).

No caso de deficientes visuais, uma solução bacana seria além do contraste de cores para “baixa visão”, podemos separar os nichos com etiquetas em braille, além de lâmpadas “croicas” em locais de destaque.

Para quem quiser uma solução mais tecnológica indico a prateleira SAMANTHA, a qual já falamos aqui no site.

Essa incrível prateleira desenvolvida pelo João da Design4Inclusion, é suspensa sobre uma mesa que possui portas em vidro espelhado, possibilitando a visualização do seu conteúdo apenas quando as luzes internas estão acesas.

Então, o ideal é procurar soluções simples e econômicas que respeitem as diretrizes da norma ABNT e o design universal, aliando funcionabilidade e que proporcionem uma maior autonomia à pessoa na execução de suas tarefas diárias, através da incorporação de dispositivos mecânicos.

As demais dicas são as de sempre, sofá na altura da cadeira de rodas, de preferência sem lateral que possibilite a transferência pra cadeira e vice-versa, evitar tapetes  que prejudiquem a mobilidade, janelas e tomadas em alturas acessíveis (você pode incrementar com a COMFORT LAMP, que aciona as luzes através do controle remoto/infravermelho).

Sempre busque os profissionais, em caso de dúvida, procure um arquiteto para sua obra, lembrando que aqui são dicas de minha experiência no dia a dia. Deixe abaixo nos comentários sua opnião e/ou sugestão.

LEIA TAMBÉM:

http://www.casadaptada.com.br/2015/12/como-adaptei-minha-casa-tetraplegico/

http://www.casadaptada.com.br/2017/05/conheca-o-confort-lamp-tecnologia-que-aciona-sua-lampada-por-controle-remoto/

http://www.casadaptada.com.br/2017/08/7-utensilios-para-pessoas-com-deficiencia-usarem-na-cozinha/

http://www.casadaptada.com.br/2017/07/conheca-a-prateleira-acessivel-samantha/