surdo-mudo

Você conhece alguém com algum tipo de deficiência? Como é a convivência? Será que se você conhecesse um surdo-mudo, saberia como se comunicar? Algumas informações são necessárias para conviver com deficientes auditivos.

A acessibilidade, seja motora, seja de convivência, de pessoas com deficiência ainda é muito precária no Brasil. Mas as vezes, também falta uma dose de atitude.

Dia 23 de fevereiro é comemorado no Brasil o dia do surdo-mudo, indivíduo com ausência de percepção da audição e da fala. Para esclarecer algumas dúvidas acerca desta deficiência, entrevistamos a equipe Audiologia Brasília, cliente do portal Telelistas.net. A empresa é especializada em exames auditivos e terapia fonoaudiológica há mais de dez anos. Confira!

1 – Todo surdo é mudo?

O surdo é o indivíduo que, por motivos genéticos ou por intercorrências na gestação, nasce sem a capacidade de ouvir. Sem ouvir, muitos apresentam dificuldades para falar, mas com acompanhamento específico e amplificação sonora adequada, podem se comunicar de forma bastante eficiente.

2 – Qual a importância do diagnóstico precoce desta deficiência?

Quanto mais cedo ocorre a detecção, mais cedo a criança recebe a amplificação e inicia seu contato com o mundo sonoro, da fala ou da música.

 3 – Quais são as metodologias de ensino usadas para facilitar o aprendizado dos alunos surdos-mudos?

Para escolarização, há opções de metodologias oralistas, que focam na produção de fala com uso de dispositivos de amplificação, metodologias gestuais, para surdos que não aceitam amplificação e são usuários da língua brasileira de sinais (LIBRAS) ou a comunicação total e bilingüismo, que utiliza a linguagem oral e gestual para educar.

4 – Há algum problema na inclusão de alunos surdos-mudos nas turmas comuns? Quais seriam os desafios?

Não há problemas com a inclusão. Muito ao contrário. É bom para as crianças lidarem com as diferenças. As crianças ouvintes podem ter contato com outra língua e as surdas enriquecem seu mundo sonoro e suas relações sociais. Os desafios são relacionados a tecnologias e acesso às línguas entre professores e a comunidade escolar.

 5 – Como deve ser a postura da família em relação às dificuldades do filho? Além do aprendizado da linguagem de sinais, há algum outro hábito importante a ser adotado?

A família deve se informar bem para definir suas escolhas. A tecnologia hoje conta com aparelhos de amplificação sonora ou implantes cocleares que fornecem muita qualidade sonora. As metodologias de ensino evoluíram e para os que optam pela não-oralização, a LIBRAS e uma língua oficial no Brasil e o uso de intérprete é um direito de todo estudante surdo.

Mesmo para quem não convive com um surdo-mudo, estas informações são muito importantes, pois precisamos compreender melhor esta deficiência, a fim de que possa haver mais respeito e mais inclusão nos âmbitos sociais, estudantis e profissionais.

Falando nisso, você sabe como cumprimentar um surdo-mudo? Veja abaixo o alfabeto manual e saiba como se virar na hora do “oi, como vai?” ou do “muito obrigado”.

Fonte: Dia do surdo-mudo: Você sabe conviver com deficientes auditivos? – Blog TeleListas.net