Andreia vai desfilar pela primeira vez na MocidadeAndreia vai desfilar pela primeira vez na Mocidade Foto: Gustavo Miranda
 
Igor Ricardo
 
O samba da Mocidade prega a “tolerância entre os desiguais” e a mensagem estará presente na última alegoria da escola, que reproduz o Templo de Lótus, localizado em Nova Deli, na Índia. Em destaque no carro estarão dezenas de pessoas que de alguma forma sofrem preconceito social. Uma delas será a jovem Andreia Elizabeth Barbosa de Sousa Pereira, de 21 anos, que é cadeirante.
 
A moradora de Realengo, na Zona Oeste do Rio, não esconde a emoção de poder desfilar pela primeira vez em sua escola do coração. Assídua aos ensaios, Andreia é conhecida por toda a escola, já que sempre ficava em seu cantinho assistindo a preparação da Verde e branco. Este ano, porém, ela conseguirá realizar o seu sonho.
 
— Eu nunca pedi para desfilar por causa das minhas condições físicas. Só que sempre foi meu sonho desfilar. Quando o tio Rodrigo (Pacheco, vice-presidente da Mocidade) e a Cíntia (Abreu, esposa de Rodrigo) me chamaram fiquei muito feliz — diz, emocionada, a jovem, que nasceu com má formação nas células da médula espinhal.

A jovem com sua mãe, Márcia Barbosa, e o tio, Guto Júnior

A jovem com sua mãe, Márcia Barbosa, e o tio, Guto Júnior Foto: Gustavo Miranda
 
A mãe de Andreia, Márcia Barbosa, de 48 anos, é diretora de harmonia da agremiação e não esconde a felicidade de ter a filha por perto no desfile oficial:
 
— Minha filha é fanática pela Mocidade. Ano passado eu já fiquei muito feliz com o nosso campeonato. Esse ano vou ficar mais ainda se a gente for bicampeão com minha filha desfilando — sonha Márcia.
 
A Mocidade será a última a desfilar no próximo domingo, com enredo “Namastê… A estrela que habita em mim saúda a que existe em você”, do carnavalesco Alexandre Louzada. Será uma homenagem à Índia.
 
TESTE
 
A Mocidade e a Portela fazem hoje à noite o teste de luz e som do Sambódromo, a partir das 19h. Será o único ensaio técnico realizado na Passarela do Samba antes dos desfiles oficiais. A festa começa com a tradicional lavagem da Sapucaí. Logo depois, a Verde e branco faz sua apresentação, seguida da escola de Madureira.
 
HOMENAGEM
 
Por causa da crise financeira e do corte de verba para as escolas por parte da Prefeitura do Rio, a Liesa cancelou os ensaios com todas as agremiações. Entretanto, a Portela convocou integrantes das outras 12 escolas do Grupo Especial para desfilar junto com a Azul e branco.
 
FESTA
 
Os desfiles oficiais na Marquês de Sapucaí começam na próxima sexta-feira, com as apresentações da Série A, a partir das 22h.