Tecnologia Assistiva é o conjunto de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com algum tipo de deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, podendo variar de uma simples bengala a um sistema computadorizado. No ambiente corporativo, as tecnologias assistivas ajudam a trazer mais autonomia e produtividade para os profissionais com deficiência física, auditiva ou visual que necessitam de ajudas técnicas para realizar seu trabalho de forma mais rápida e prática.

Leia também:
Como a tecnologia assistiva auxilia na contratação de pessoas com deficiência?

Tecnologias assistivas para PCDs no trabalho

Confira abaixo algumas tecnologias assistivas que ajudam na contratação de pessoas com deficiência e sua inclusão no ambiente de trabalho:

DEFICIÊNCIA FÍSICA

Mobiliário Ergonômico

Melhora o posicionamento para execução de atividades do uso de computador no processo de reabilitação física, profissional e social.

Plano Inclinado com Garras

Tecnologias assistivas para pessoas com deficiência Plano Inclinado com Garras

Auxilia a pessoa a escrever.

Bebedouro Acessível

Oferece uma altura adequada a colaboradores cadeirantes.

Plataforma Elevatória Padrão

Proporciona autonomia e mobilidade na transposição de pavimentos e elevação de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Cadeira de Rodas

Proporciona mobilidade ao usuário com deficiência.

Banheiros Adaptados

Há diversos tipos de adaptadores para tornar este seu projeto realidade, com grandes acomodações modernas: adaptadores para o apoio em vasos sanitários como também para o chuveiro. (Fonte: construdeia.com)

Teclado Adaptado

Este teclado convencional pode ser acoplado ao computador com saídas PS2 ou USB e possui uma cobertura em acrílico para facilitar a digitação. Esta máscara possui orifícios a cada tecla, evitando que o usuário com dificuldades motoras dispare várias teclas ao mesmo tempo. Os orifícios são projetados para a passagem do dedo de um adulto.

Facilitador de Punho e Polegar

Tecnologias assistivas para pessoas com deficiência Facilitador de Punho e Polegar

Facilitar a função manual com a associação de acessórios intercambiáveis específicos como: escova de dentes, colher, faca circular, giz de cera, ponteira, imã, pincel de pintura e adaptador universal.

Mouse com Botões de Toque

Dispositivo apontador que substitui o mouse comum, permitindo ao usuário usar o computador através do toque em seus botões que são fixos. Indicado para usuários com dificuldades motoras.

Aranha Mola

Facilitar, direcionar ou substituir a pinça trípode, necessária para a atividade de escrita.

Facilitador Palmar

Facilitar a preensão palmar quando associado a diversos acessórios: escova de cabelo, pincel de barbear, aparelho de barbear, escova de dentes, colher plástica, colher de metal, garfo de metal, descascador de legumes, faca circular, giz de cera, ponteira, imã, pincel de pintura, adaptador universal.

Virador de Páginas GEWA BLV 6

Permitir o usuário ter controle total no passo a passo no processo de folhear um livro.

Engrossadores

Engrossador importado e anatômico utilizado para facilitar a preensão para a utilização de caneta, lápis, pincel, escova para dentes, colher, garfo, faca etc.

Adaptador para Telefone

Tecnologias assistivas para pessoas com deficiência Sinalização em Braile

TrackerPro

Mouse esférico a ser acoplado na parte superior da tela do computador que inclui software para que pessoas com dificuldades motoras possam utilizar dispositivo com função de mouse apenas com o movimento da cabeça.

DEFICIÊNCIA VISUAL

Lupa Eletrônica

Amplia a imagem de 12x a 40x em vídeo ou em vídeo reverso de alto contraste, destinado para leitura de textos.

Óculos (com aumento de 2x sem restrição de campo visual)

Indicado para leitura, trabalhos manuais e uso no computador.

Display Braille

Tecnologias assistivas para pessoas com deficiência Display Braille

Dispositivo de saída de computador que exibe em braile a informação da tela. Trabalha em sincronia com um software leitor de tela, que seleciona textos e converte para braile. É um recurso para pessoas com surdocegueira acessarem computadores e outros aparelhos informáticos, como os celulares e computadores de mão.

Lupa Horizontal

Funciona como uma régua ao seguir um texto, aumentando em 2x linha por linha. Seu tamanho portátil permite o acondicionamento fácil em bolsas ou no bolso.

Lupa Manual (Iluminada 4X65)

Amplia o tamanho do texto selecionado.

Ampliador de Tela com Voz

Aumenta de 2 a 16 vezes a informação selecionada. Pode ser utilizado simultaneamente com leitor de tela Jaws for Windows.

Basic-D

Impressão de textos em braile.

Aplicativo DDreader para Android

Tecnologias assistivas para pessoas com deficiência Aplicativo DDreader

Primeiro aplicativo no Brasil que proporciona a leitura de livros digitais em formato Daisy, antes só disponível para desktop. DDreader para Android tem interface em português, inglês e espanhol, além de oferecer a opção de baixar a voz em MP3 ou do usuário utilizar a que já se encontra instalada em seu aparelho.

Teclado com ampliação das teclas (preto e amarelo) em português e em braile

Facilitar o uso do teclado de computador para pessoas com deficiência visual ou para pessoas com visão subnormal.

>>> SOFTWARES LEITOR DE TELA

Utilizado principalmente por pessoas cegas, que fornece informações através de síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador. Capturam as informações apresentadas na forma de texto e transformando-as em resposta falada através de um sintetizador de voz. Para navegar utilizando um leitor de tela, o usuário faz uso de comandos pelo teclado. Pessoas com baixa visão e pessoas com dislexia também podem fazer uso dos leitores de tela.

Os principais softwares são: Braille Creator, Braille Fácil, Dolphin, Jaws, Openbook, Pocket Voice, Slimware Window Bridge, Tecla Fácil, Teclado falado – Digita com sintetizador de voz, Virtual Vision, WAT – IBM Web Adaptation Technology e Windows-Eyes.

>>> ORIENTAÇÃO

Piso Tátil

Utilizado em espaços públicos para orientação de deficientes visuais.

Plaquetas para Corrimão

Indicam o início e o fim de corrimãos em escadarias e rampas de acesso a prédios. Confeccionadas em alumínio e com texto em braile aplicado.

Mapas Táteis

São representações gráficas em braile e texto ampliado em relevo, que servem para orientação e localização de lugares e objetos para pessoas com deficiência visual.

Sinalização em Braile

Tecnologias assistivas para pessoas com deficiência Sinalização em Braile

DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Telefone para Surdo Ligado ao Computador

Dispositivo que, ligado ao computador, efetua e recebe ligações destinadas às pessoas surdas e com dificuldades da fala.

Banner com Alfabeto

Contendo alfabeto em Libras, braile, escrita tátil e sign writing, indicado para divulgação dos alfabetos e promoção da interação de pessoas com e sem deficiência.

Videofone para Surdos e ou Deficientes Auditivos

VPAD é um equipamento para surdos e ou deficientes auditivos, que tem câmera e tela que possibilita a comunicação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS pela intérprete que faz a tradução onde recebe pelo telefone que o surdo deseja a falar.

Vocalizador TouchVox

Tecnologias assistivas para pessoas com deficiência Vocalizador TouchVox

Através do vocalizador TouchVox, o usuário pode expressar pensamentos, desejos e sentimentos tocando na tela em cima do ícone com a mensagem desejada.

Software Ocr

Software que permite a leitura de textos digitalizados por um scanner, transformando-os em documentos de extensão; reconhece caracteres em uma imagem gráfica e os transforma em texto.

Hand Talk

Eleito o melhor aplicativo social do mundo pela ONU, o app Hand Talk é uma ferramenta GRATUITA de tradução online e em tempo real, de português para a Libras, a Língua Brasileira de Sinais, utilizada no Brasil pela comunidade surda: iOS 5.0., iPhone , Android, tablets e BlackBerry.

SIV – Serviço de Intermediação por Vídeo

O SIV é o Serviço prestado pela Empresa viável Brasil Telecomunicações, através de intérpretes que são profissionais e dominam a Língua de Sinais “LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais”, e assim possibilita a comunicação bilateral entre os Surdos e ouvintes, para a solução de seus problemas. Com o SIV, Surdos podem ligar para ouvintes (e vice-versa) diretamente, ou seja, sem a dependência de terceiros.

Conteúdo compilado pela i.Social. Fonte das informações sobre os produtos: assistiva.mct.gov.br

Source: Tecnologias assistivas para pessoas com deficiência: o que há disponível no mercado?