Luxturna corrige mutação que leva à perda de visão progressiva, mas alto preço suscita debates nos Estados Unidos.
 
Por G1


Resultado de imagem para Medicamento pode restaurar visão em pessoas que possuem mutaçao no gene RPE65
Medicamento pode restaurar visão em pessoas que possuem mutaçao no gene RPE65 (Foto: Pixabay)
 
Terapia genética inovadora contra degeneração hereditária da retina será vendida por 850 mil dólares nos Estados Unidos (aproximadamente 2 milhões e 750 mil reais), informam a France Presse e Efe. A condição pode levar à perda total de visão.
 
Administrado em dose única, o medicamento corrige mutação no gene RPE65 que pode resultar em cegueira. O gene fornece instruções para reações químicas essenciais para a visão normal.
 
O anúncio foi feito em meio a um debate sobre o alto preço dos medicamentos nos Estados Unidos, em especial os dos tratamentos qualificados como inovadores, diz a France Presse. O Luxturna é considerado o primeiro remédio americano baseado na terapia genética
 
O medicamento custará US$ 425 mil (RS$ 1.375.470) por olho, mas o preço final se mantém abaixo de um milhão de dólares, que era inicialmente estimado quando recebeu a autorização da agência de medicamentos dos Estados Unidos (FDA) em meados de dezembro, diz a France Presse.
 
O valor, no entanto, não será arcado pelos pacientes que necessitem do procedimento, mas pelos hospitais e operadoras de planos de saúde, que bancarão a maior parte do pagamento, segundo informaram fontes da empresa à agência Efe.
 
Nos exames clínicos realizados para comprovar a eficácia de Luxturna, nove em cada dez pacientes se viram beneficiados pelo tratamento pelo menos durante um período de dois anos e meio, informa a Efe.
 
Produzido pela empresa de biotecnologia Spark Therapeutics, com sede na Filadélfia, nos Estados Unidos, o medicamento será administrado em dose única.
 
Sobre o tratamento
 
Hoje, aproximadamente 2 mil pessoas vivem com a doença nos Estados Unidos. Indíviduos portadores vão perdendo a visão ao longo do tempo até que a condição progride para a cegueira completa, informa o FDA.
 
O tratamento com Luxturna deve ser feito separadamente em cada olho em dias separados, com pelo menos seis dias entre os procedimentos cirúrgicos. É administrado via injeção subretiniana por um cirurgião experiente na realização de cirurgia intraocular, diz a agência.
 
Reações adversas mais comuns de Luxturna incluíram vermelhidão do olho (hiperemia conjuntival), catarata, aumento da pressão intraocular e lágrima da retina.
 

Como funciona a terapia

1 – Cientistas selecionam um vírus

2 – O vírus é modificado geneticamente

3 – Cientistas usam a capacidade de infecção do vírus para que ele ‘corrija’ a mutação

4 – O vírus é injetado no olho e passa a entregar cópia certa do gene RPE65

5 – O paciente passa a produzir enzima que ajuda a converter a luz em um sinal elétrico que reconstitui a visão

Fonte: FDA (Food and Drug Administration)

Terapias de alto preço
 
Antecipando-se às críticas, a Spark prometeu reembolsar os pacientes se o tratamento não for efetivo, e também planeja solicitar que as autoridades de saúde autorizem um pagamento por etapas, informa a France Presse.
 
A decisão da empresa segue tendência de outros laboratórios de biotecnologia — recentemente, a empresa de biotecnologia continua assim o enfoque adotado recentemente pelo laboratório suíço Novartis no início da comercialização do Kymriah, destinado a tratar uma forma muito agressiva de leucemia em crianças e jovens adultos, informa a France Presse.
 
É o caso do Spinraza (Nusinersen na Europa), desenvolvido por Biogen e Ionis Pharmaceuticals contra a atrofia muscular, e do Soliris, fabricado pelo Alexion Pharmaceuticals para tratar uma rara doença renal. Ambos custam cerca de 750 mil dólares.
 
O medicamento mais caro do mundo é o Glybera, o primeiro vendido por um milhão de dólares pelo grupo holandês UniQure para tratar várias doenças genéticas.
 
Fonte: g1.globo.com