Imagem: mulher utiliza cadeira anfíbia para entrar no mar, dois homens em pé a auxiliam – Créditos: Prefeitura Itanhaém
 
Iniciativa do Governo de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o Programa Praia Acessível visa incluir as pessoas com deficiência nas praias do litoral de São Paulo e também em prainhas de rio doce.
 
O programa acontece em parceria com as Prefeituras dos municípios interessados e hoje já conta com mais de 20 cidades parceiras. O Praia Acessível oferece cadeiras anfíbias, especialmente desenvolvidas para garantir verão acessível a quem tem deficiência.
 
Lançado em 2010, o Programa funciona em 26 praias do litoral e interior do Estado de São Paulo. O objetivo é oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia, do banho de mar e de rios com segurança e dignidade. A Secretaria é responsável pelo fornecimento das cadeiras e as prefeituras pelas equipes de suporte do programa.
 
As cadeiras utilizadas no Programa são chamadas de “anfíbias”, por serem fabricadas com pneu especial que permite superar a dificuldade da areia e também não afundam dentro da água. A altura dela é compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade do mar não perigosa. Existe facilidade na transferência da cadeira de rodas para a cadeira anfíbia porque os braços são removíveis.
 
As Prefeituras são responsáveis por disponibilizar o equipamento e equipe para atendimento aos banhistas, moradores ou visitantes.
 
LISTA DOS LOCAIS ONDE FUNCIONA O PROGRAMA PRAIA ACESSÍVEL NO ESTADO DE SÃO PAULO
 
Avaré, Adolfo, Bertioga, Caconde, Cananéia, Caraguatatuba, Guarujá, Iguape, Ilhabela, Ilha Solteira, Itanhaém, Itapura, Miguelópolis, Mongaguá, Panorama, Peruíbe, Praia Grande, Presidente Epitácio, Rifania, Santa Fé do Sul, Santos, São Manuel, São Sebastião, São Vicente, Rosana e Ubatuba.
 

Source: APNEN NOVA ODESSA: Verão mais inclusivo é lema do programa Praia Acessível