O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro, participam da Solenidade do Dia Nacional dos Surdos e Lançamento do LibrasGOVGOVERN

O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (26), o projeto “Libras Gov – Sinalizando em Língua de Sinais Brasileira os espaços, contextos e expressões governamentais”. A solenidade conta com as presenças do presidente Jair Bolsonaro, da primeira-dama Michelle Bolsonaro, da ministrada Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; da secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar; e da diretora de Polícias Bilíngue para Surdos do MEC, Karin Strobel. Iniciativa da Presidência da República, com apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do Ministério da Educação, o Libras Gov visa possibilitar, via Língua Brasileira de Sinais (Libras), o acesso de cidadãos surdos brasileiros, profissionais intérpretes de Libras, comunidade surda, entre outros, a termos específicos do Governo Federal e a informações relacionadas ao campo dos três poderes que compõem a República Brasileira.

Iniciativa da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do Ministério da Educação, o Libras Gov tem o objetivo de possibilitar, via Língua Brasileira de Sinais (Libras), o acesso de cidadãos surdos brasileiros, profissionais intérpretes de Libras, comunidade surda, entre outros, a termos específicos do governo federal e a informações relacionadas ao campo dos três Poderes que compõem a República Brasileira.

O projeto está dividido em diversas etapas e a primeira delas, apresentada durante a cerimônia, consiste na produção e divulgação de vídeos apresentando os sinais que identificam as pessoas e funções do presidente da República, do vice-presidente da República, da primeira-dama, da segunda-dama, de ministros de Estado e do porta-voz.  As demais autoridades serão incluídas nas fases seguintes do projeto. Os vídeos estarão disponíveis no portal e YouTube do Planalto, além das redes sociais do Governo Federal.

 

O Dia Nacional dos Surdos comemora a criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em 1857, no Rio de Janeiro. Setembro também é considerado o mês dos surdos, recebendo a denominação Setembro Azul. Para fazer referência a essa simbologia, o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, foi iluminado com a cor azul nesta quinta-feira.

 

No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como segunda língua oficial do país. Segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 10 milhões de pessoas surdas, o equivalente a 5% da população brasileira.

 

FONTES:

https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2019/09/governo-federal-lanca-201clibras-gov201d

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-09/no-dia-nacional-dos-surdos-governo-lanca-o-projeto-libras-gov