Carnaval

Folia contou com serviço de audiodescrição para garantir novas oportunidades de integração.

Um baile de carnaval realizado pela Associação dos Cegos nessa sexta-feira (21) em Juiz de Fora promoveu momentos de alegria e inclusão a cerca de 110 pessoas com algum tipo de deficiência visual, familiares e funcionários.

Com o objetivo de garantir novas oportunidades de acessibilidade, o evento promoveu um desfile de fantasias com a audiodescrição para ampliar a percepção dos usuários cegos ou com baixa visão.

O baile contou com a presença do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, além de integrantes do bloco Domésticas de Luxo.

A apresentação musical ficou por conta de integrantes da instituição e do Dj “Wil Son”, um dos usuários de assistidos que tem baixa visão e, por isso, participa do Programa de Reabilitação.

De acordo com a psicóloga da Associação, Marjory Neves, o “Carnaval Nova Visão”– nome dado para estimular a compreensão de novas percepções, “promoveu opções de inclusão das pessoas com deficiência visual e pessoas de baixa visão nessa festa que é tão tradicional, mas não tão inclusiva para esta parcela da população.

Com 100% de perda visual, Marcos Vinícius Pereira, 54 anos, que é assistido pela associação há cinco meses celebrou a oportunidade de inclusão.

“Acho que foi uma grande chance de aproveitar a festa que todo mundo conhece bem e aproveita e, nós deficientes visuais, não temos consciência exata de como é. Afinal, não é a deficiência que vai nos limitar”.

Fonte: G1