toalha_impermeavel_2b

“Ser facilitadora e atraente, eis a proposta de Cadeira Fashion.”

Esse ano o natal chegou mais cedo, recebi meus acessórios da Cadeira Fashion, de uma qualidade impecável e uma funcionalidade incrível, tô namorando, e é claro que vou dividir com os leitores do blog esses mimos que ganhei, farei um sorteio e entregarei aos sortudos deste mês.

Bom, já tinha tempo que estava a procura desses acessórios, difícil encontrar produtos para cadeirantes na internet, e sempre que posso procuro falar deles aqui no blog, como costumo sair muito, já estava incomodado com a forma que levava meu “kit cateterismo“, carteira, celular, etc.

LEIA TAMBÉM:

UMA CASA ADAPTADA PARA NECESSIDADES DE LOCOMOÇÃO 

CONGRESSO NACIONAL DE ACESSIBILIDADE 2015

COMO ADAPTAR A CASA PARA IDOSOS?

O DESENHO UNIVERSAL NA ARQUITETURA

BANHEIROS MAIS FUNCIONAIS REVELAM ADAPTAÇÕES COM SUTILEZA E ELEGÂNCIA

CONSTRUINDO BANHEIROS PARA DEFICIENTES FÍSICOS CADEIRANTES

 

Foi aí que conheci a Flávia Brandão, simpatissíma gaúcha, linda, que nunca se deixou abater diante das diiculdades impostas pela esclerose múltipla (diagnosticada em 1996), que desde 2010 usa sua criatividade para embelezar as cadeiras de muitos clientes cadeirantes pelo país e tem como objetivo trazer facilidade e beleza às nossas cadeiras.

Já usei a Pochete interna e o Mochilão Traseiro, muito úteis, e essa semana, vou da um pulo na piscina e testar minha Toalha Impermeável (isso mesmo, não molha a cadeira). Além disso os preços da marca são super acessíveis!

Veja as fotos que tirei com meus acessórios da “Cadeira Fashion“:

 

Um pouco mais da Cadeira Fashion nas palavras da própria Flávia:

No final de 2010, conheci uma pessoa que mudou o rumo da minha vida. Ele, microempresário na área de confecção de acessórios para tiro esportivo, me sugeriu a confecção de bolsas e pochetes para cadeiras de rodas.

Eu, Flávia Brandão, portadora de esclerose múltipla, cadeirante desde 2001, 50 anos, engenheira civil, aposentada devido à incompatibilidade das limitações que a minha doença me impunha e o trabalho que eu exercia, decidi dar inicio a um novo projeto de vida.

NASCE A CADEIRA FASHION

Comecei a questionar as minhas necessidades e conclui: na época tinha uma cadeira motorizada e, quando saia para fazer compras vinha com as sacolas penduradas, raspando nas rodas; quando ia sozinha não queria levar as chaves, celular e carteira; ia ao cinema e não tinha como carregar uma garrafa de refrigerante.

Então pesquisei na internet e encontrei apenas mochilas com preços abusivos no mercado nacional. Já nos USA há uma maior variedade de produtos que não se adéquam ao gosto do publico brasileiro, a meu ver.

Neste estudo, pesquisei os muitos modelos de cadeira de rodas e consultei terapeutas ocupacionais, para que os acessórios se adaptassem ao maior numero de cadeiras e atendessem as dificuldades motoras dos seus usuários.

Desta maneira, em dezembro de 2010, nasceu a Cadeira Fashion, unindo a experiência em confecção do meu amigo, a minha criatividade, a adequação das peças as minhas necessidades e minha vontade de empreender com os recursos financeiros disponíveis para investir, que não eram muitos.

Ao começar o design das peças, pensei que, além de úteis elas podiam ser “fashion” e embelezar a cadeira, afinal de contas, a cadeira faz parte do nosso corpo, porque não torná-la bonita!!

Se, eu, com a minha visão feminina, uso acessórios, como echarpes, lenços, pulseiras, porque não incrementar a minha cadeira, tornando-a feminina.

Na minha pesquisa havia notado que os fabricantes de acessórios para cadeiras faziam peças visando somente o conforto do cadeirante. Gente!!! cadeirante também tem autoestima, também gosta de acessórios bonitos.

Então resolvi inovar. Dar cor e estilo aos acessórios sóbrios de até então.

Em fevereiro de 2011, estive em um hotel aventura Parque dos Sonhos, em Socorro, totalmente acessível, onde me diverti a beça. Turbinei a scooter oferecida pelo hotel com os meus acessórios. Fiz contato com o dono do hotel, o qual me disse  que eu deveria participar da Reatech 2011.

Eis meu 1º grande desafio profissional, participar da Reatech 2011 Lá montei um stand pequeno e levei três acessórios

  • a pochete lateral, própria para cadeiras de rodas motorizadas e scooters, com ótimo espaço interno para colocar objetos pessoais, bolso externo em tela, um bolso menor para celular e outros eletrônicos, e também.porta-garrafa ;
  • a pochete frontal, utilizada em cadeiras manuais, tanto fixadas no quadro da cadeira como no braço, com espaço suficiente para chaves, carteira, objetos pequenos, na frente, um bolso com tela e elástico, podendo colocar uma garrafa para líquidos;-
  • bolsão traseiro, adaptável a praticamente todos os modelos de cadeiras, com espaço interno expansível, sendo muito útil em compras e para comportar itens que possam ser necessários no dia a dia.

Na feira fiz contatos com vários cadeirantes:

  • Colhi opiniões sobre suas necessidades.
  • Vi o sorriso de meninas quando viam o bolsão rosa e as pochetes combinando, para incrementar suas cadeiras.
  • Conversei com muita gente bacana: resumindo senti alegria de viver da parte de todos os cadeirantes, trabalhando, brincando, rindo, levando suas vidas e suas cadeiras com independência e bom humor.

Uma sensação maravilhosa e indescritível.

De lá voltei com vários amigos, uma grande experiência de vida, eu diria que em 4 dias de feira, cresci muito mais como ser humano, do que em muitos anos da minha vida, e com muito mais amor pelo meu trabalho e pela vida. Também com idéias novas.

Lá na feira, também fiz uma opção: comprar uma cadeira manual mais leve e deixar a cadeira motorizada um pouco de lado.  Foi uma ótima opção, já que a cadeira motorizada era muito pesada, limitando as minhas saídas com amigos porque além de pesada, era grande e não cabia em qualquer carro. Investi muito em exercícios para tal. Deixei de ser cadeirante passiva para cadeirante ativa. Além disso, descobri que tinha condições de rodar uma cadeira manual, que cá entre nós é muito mais bonita.

Desenvolvi 3 novos acessórios depois da feira:

  • a pochete fixada abaixo do assento da cadeira, colocada em local seguro para evitar furtos de objetos,  discreta e de fácil manuseio;
  • uma toalha para cadeira de rodas,  frente atoalhada, e fundo em nylon impermeável, próprias para atividades em piscina e praia.
  • o protetor para o quadro das cadeiras para evitar arranhões.

A confecção dos acessórios me fez interagir com muita gente, por e-mail e através do facebook. Conversando com este pessoal, fui fazendo pequenas mudanças nas peças.

Utilizo esta mídia social e meu e-mail para sugerir acessórios para suas cadeiras. Dar e receber ideias.

Tenho uma ultima mensagem para deixar para vocês, como pessoa, como nova empreendedora: amo a vida e ama o meu trabalho.

Flávia Brandão

Veja mais acessórios da Cadeira Fashion

http://cadeirafashion.com.br/

 

Este post é um publieditorial, aceitamos apenas campanhas que se identifiquem com o blog e seus leitores, trazendo dicas de produtos e serviços voltados para acessibilidade e inclusão.”