amputado

Próteses mecânicas comuns já não são mais encaradas como uma coisa futurística ou avançada, mas os cientistas do Hospital de Física Aplicada John Hopkins, nos EUA, conseguiram um feito inédito. Um homem que teve os dois braços amputados em um acidente conseguiu controlar dois membros robóticos ao mesmo tempo com sua mente e sem a utilização de fios diretamente conectados a seu corpo.

O equipamento desenvolvido para ele possui a mesma quantidade de articulações de um braço humano e, por isso, o voluntário chamado Leslie Baugh não precisou aprender a lidar com algo extremamente estranho.

Para funcionarem adequadamente, os braços robóticos foram acoplados a uma série de sensores posicionados acima da pele de Baugh para identificar os antigos transmissores nervosos dos braços amputados há cerca de 40 anos. Os sensores não perfuram nem se conectam fisicamente aos nervos do paciente e, por isso, o procedimento é considerado “sem fio”.

Por enquanto, Baugh só pode usar o equipamento no laboratório do hospital, mas os pesquisadores estão trabalhando em uma versão que ele possa levar para casa. Apesar disso, ainda não se fala em uma data específica para tal.