Estratégias que podemos utilizar com alunos que apresentam baixa visão ou cegueira, abaixo algumas delas:

baixa visao

 

 

– Deixar que eles toquem nos suportes de ensino, os mapas por exemplo podem ser delineados com um fio como barbante por exemplo;

MAPA BRAILLE

– Gravar as aulas com gravador para facilitar o acesso às informações;

GRAVADOR

– Os alunos com baixa visão poderão ainda beneficiar-se da utilização de letras grandes, lupas, uso de iluminação apropriada, suportes de leitura ou pranchetas e também sempre devemos escrever no quadro com letra grande e clara;

study

– Identificar-se antes de falar, para benefício dos alunos com dificuldades visuais, por exemplo: “Aqui é a Maria”, ou “O meu nome é…”;

GATO OI

– ƒLeia as instruções para eles, ƒespecifique o que está ilustrado nos suportes visuais (por exemplo, do lado esquerdo está… e do lado direito está…);

XERXES APONTANDO

– Deixar os alunos sentarem onde possam ver(no caso da baixa-visão) e ouvir (no caso da cegueira) melhor;

Todas-as-coisas-mais-simples-7

– Reduza e, se possível, elimine o ruído de fundo para permitir que haja concentração total no que o professor(a) está dizendo, e para evitar que haja distração de outros sons;

ruidos

– Informar a localização dos objetos da sala, estimular a mobilidade;

sala

– Avisá-lo quando mudar algo de lugar na sala;

brinquedoteca

– Valorizar recursos sonoros, planejar aulas com mais recursos sonoros;

recursos sonoros

– Os alunos com cegueira devem ser ensinados a utilizar o Braille e deve ter acesso a materiais impressos em Braille.

Alfabeto-Braille