A Blitab apresentou o protótipo do primeiro tablet tátil para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Ele é equipado com uma tecnologia que usa pequenas bolhas para tornar acessível pelo tato a leitura de textos e imagens.

“O que estamos fazendo é criar uma #tecnologia completamente nova, que produz braille de forma inédita, sem qualquer elemento mecânico”, afirma Slavi Slavev, diretor de tecnologia e cofundador da empresa austríaca.

O sistema permite que arquivos de textos sejam convertidos em braille a partir de pen-drives, browsers ou etiquetas NFC (que transmitem dados por radiofrequência de curto alcance).

E também que mapas, gráficos e figuras geométricas sejam transformados em representações táteis.

BRAILE - Visual-alfabetoHoje o mercado oferece aparelhos que permitem que apenas uma linha de braille seja gerada de cada vez. Também custam o triplo do Blitab, estimado em R$ 6.000. Ele está em fase de protótipo, à espera de investidores.

“As pessoas com deficiência visual devem ser incluídas na era digital e ter capacidade de fazer tudo que as pessoas que enxergam fazem, como navegar na internet, ler e baixar livros”, pontua.

O secretário-adjunto da Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, Tuca Munhoz, destaca, para a Rádio Brasil Atual, como o avanço tecnológico trás ferramentas para a inclusão. “Pode servir como apoio e emancipação para pessoas com deficiência”, diz, em referência ao um novo tablet para deficientes visuais. O modelo foi inventado na Áustria e possui capacidade de reproduzir o idioma braile. “É um dispositivo comum que pode passar informações através de pequenas bolhas que se levantam e abaixam conforme a informação surge”, explica.

Para Munhoz, o dispositivo vem em boa hora. “Muitas pessoas consideravam que o braile fosse uma escrita em extinção, dado ao surgimento de tecnologias de reconhecimento de voz em computadores e celulares. Porém, o braile possui sua importância”, diz. “Quero crer que o braile nunca vai desaparecer, pois carrega a função de ser a base da alfabetização, sobretudo para crianças. Esse tablet vai contribuir e fazer com que o braile tenha uma nova vida.” Ouça na Rádio Brasil Atual:

 

Fontes:

  • QSocial
  • http://www.redebrasilatual.com.br/