Os Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais completam nesta sexta-feira (24) 47 edições e ganharam um animado Doodle do Google. O Special Olympics World Games reúne sete mil atletas do mundo todo, de 177 países, para competir em 25 modalidades em celebração ao atletismo, trabalho em equipe e inclusão. O evento acontece entre 25 de julho e 2 de agosto é uma grande oportunidade de superação para atletas com deficiência intelectual e conta com 38 brasileiros representando o país.

 

Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais 2015 (Foto: Reprodução/Google)Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais 2015 (Foto: Reprodução/Google)

No Doodle, a gigante de buscas transformou a logo da página de pesquisas em um circuito de atletismo e outros esportes, como lembrete da universalidade dos Jogos. A animação criada por Ryan Germick tem como inspiração o círculo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual. A homenagem não para nos atletas, se estendendo para todos os apoiadores e pessoas dedicadas à essa missão.

Sobre o Doodle

A animação do Google se refere à campanha do Ciclo da Inclusão, identificado pelo traçado circular colorido na imagem. O símbolo representa a aceitação de todas as pessoas com deficiência de intelecto.

Círculo da inclusão, símbolo das Olimpíadas Especiais (Foto: Divulgação/Special Olympics) (Foto: Círculo da inclusão, símbolo das Olimpíadas Especiais (Foto: Divulgação/Special Olympics))Círculo da inclusão, símbolo das Olimpíadas Especiais (Foto: Divulgação/Special Olympics)

A campanha conta com apoio de diversas organizações e nas redes sociais usa as hashtags #ReachUpLA ou #ReachUp (Tente alcançar, em português), com referência ao alcance dos objetivos dos atletas na edição deste ano, que tem como cede a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Os internautas podem compartilhar o Doodle nas redes sociais como Facebook, Google+ e Twitter, clicando no ícone no canto direito da imagem. Ao clicar na animação, o usuário é redirecionado para a página de buscas com resultados sobre os Jogos Olímpicos Mundiais Especiais.

Origem dos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais

Os Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais foi criado para dar oportunidades para atletas com deficiência de competir e evoluir, sem discriminações. O evento se iniciou em Chicago, nos Estados Unidos em 20 de julho de 1968 e a criação dos Jogos, que atualmente completa 47 edições, carrega o nome da ativista norte-americana Eunice Shriver.

Eunice Shriver na primeira abertura do evento (Divulgação/Eunice Shriver) (Foto: Eunice Shriver na primeira abertura do evento (Divulgação/Eunice Shriver))Eunice Shriver na primeira abertura do evento (Divulgação/Eunice Shriver)

A defensora dos atletas com necessidades especiais era irmã do ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy e faleceu em agosto de 2009. A ideia era gerar oportunidades iguais para todos conquistarem seu espaço social.

A abertura foi realizada em Chicago Soldier Field, com a presença de cerca de mil atletas com deficiências intelectuais, vindos de 26 estados dos Estados Unidos e Canadá. As competições tiveram modalidades como atletismo, hóquei e natação.

Os Jogos atualmente

Neste ano, os Jogos Mundiais Olímpicos tem como participantes cerca de sete mil atletas com deficiência e necessidades especiais intelectuais, de 177 países, incluindo 38 brasileiros. São oferecidas 25 modalidades no total, com esportes populares dentre os aquáticos, basquete, lutas, tênis de mesa, vôlei, levantamento de peso e mais.

Seis dos 38 atletas brasileiros presentes nos Jogos de 2015 (Foto: Divulgação/Special Olympics) (Foto: Seis dos 38 atletas brasileiros presentes nos Jogos de 2015 (Foto: Divulgação/Special Olympics))Seis dos 38 atletas brasileiros presentes nos Jogos de 2015 (Foto: Divulgação/Special Olympics))

A abertura vai ocorrer no Coliseu do Memorial Histórico de Los Angeles, atraindo milhares de espectadores. Dentre as presenças ilustres, estão previstos o atual Presidente dos Estados Unidos Barack Obama e a primeira-dama Michelle Obama, além de mais nomes do governo norte-americano. Para saber mais, acesse a página do Special Olympics (specialolympics.org).

Via Google vi no Tech Tudo