Sobre o Projeto

Defestbrasil – Festival de Música das Pessoas Com Deficiência, é um Festival nobre e democrático, que tem como finalidade permitir  que as pessoas com deficiência demonstrem que fazem da música seu instrumento de comunicação como deve fazer todo  e qualquer músico. Deficiente ou não.

Nós do Casadaptada fazemos parte com orgulho desse projeto magnífico, #vemconosco

A ARTE EM PRIMEIRO LUGAR, O ARTISTA EM PRIMEIRO PLANO, são as principais aspirações do Defestbrasil.

Nada de paternalismo. O que se pretende é o garimpo de diamantes musicais.

Não é um festival para se apoiar e aplaudir gratuitamente: é um festival que vai evidenciar o trabalho de artistas que habitualmente estão apartados das rodas musicais, além de premiar os espectadores que terão o privilégio de apoiar e garantir o surgimento do I Defestbrasil.

 

Como Funciona o Festival?

Produzido pelo Instituto Inarte e tendo Solano Ribeiro como diretor geral, o Defestbrasil segue os moldes dos festivais dos anos 60 e 70: com platéia, torcida organizada, fanfarra, premiação, divulgação criativa e toda a alegria que um festival de música deve ter!

O Defestbrasil é uma vitrine para os esforços de pessoas que lutam e vivem suas vitórias e revezes como qualquer um de nós.

E, sem dúvida, afirmamos que o Defestbrasil é a maior conquista cultural do Brasil, por ser o único festival de música no mundo voltado para músicos com deficiência.

 

Quando Será?

O Defestbrasil vai acontecer em três semifinais e uma finalíssima em setembro de 2016, logo após as paraolimpíadas, para, ao final, unirmos  músicos e paratletas no mesmo palco..

 

Quem Faz?

O Instituto Inclusão, Arte, Educação e Cultura – Inarte, é adepto e defensor da inclusão através da cultura, da arte e da linguagem universal que é a música.

Tem por sagrado que “todo cidadão é artista naquilo que faz” provocando com isso grande efeito sociocultural.

A Inarte trabalha com  palestras, oficinas, consultoria, criação, produção e eventos culturais e científicos, comprovando o importante papel da arte como veículo de inclusão no seu verdadeiro sentido, ou seja, o resgate da cidadania, da autoestima e do potencial produtivo e criativo das pessoas.

Foi pensando nisso que criamos o Defestbrasil – Festival de Música das Pessoas Com Deficiência – que não se volta apenas para pessoas com determinadas deficiências, até porque não seria inclusão.

 

 

Por Que Doar?

(Dean Rodney –  Vocalista da banda londrina The Fish Police – Autista –https://youtu.be/RMqE5o86cqQ)

 

Em 2012, fomos um dos escolhidos pelo Instituto britânico Heart N Soul Art do músico autista Dean Rodney, para selecionar no Brasil músicos deficientes para a Olimpíada Cultural de Londres em 2012. A parceria com essa entidade, fez do DEFESTBRASIL um evento mundial.

“A ideia de um festival de música direcionado para músicos deficientes surgiu em 2007. Em 2008 tomou forma como Defestminas.Em pesquisa durante 4 anos para descobrir talentos imensuráveis, constatamos que esta iniciativa é única no mundo e sem nenhuma divulgação oficial recebemos mais de 4 mil pedidos de pré-inscrições, vindas de várias partes do Brasil e do exterior. 

O Festival de Música das Pessoas Com Deficiência já não mais cabia nos limites de Minas Gerais, precisava se tornar nacional e encontrar mais e mais talentos. A partir de então, passou a se chamar Defestbrasil!  Para conseguir produzir um festival dessa grandeza é necessário viagens para audições, produção musical, shows durante as quatro semanas de apresentação, produção gráfica, produção de palco, contratação de terceirizados, agência de comunicação, assessoria de imprensa, mídia impressa e falada, logística de acessibilidade, transporte aéreo e terrestre, equipes de produção, alimentação, hospedagens e outros incontáveis detalhes! Soma-se, além do  cuidado, o  respeito para se fazer o melhor!  Por tudo isto  é necessário que um grande  número de pessoas apoie este esforço para que  consigamos realizar esse projeto com o máximo de qualidade e infraestrutura que os artistas e o público merecem.”

Vânia Elizabeth – Instituto Inarte

Juntos vamos prestigiar, aplaudir e torcer por artistas cujo talentos não encontram espaço para se fazer mostrar!

(Banda Scarcéus – https://youtu.be/-G-uS2BLgGc)

“Para nós do Scarcéus participar do Defestbrasil é uma honra. Um Festival que tem como objetivo mostrar talentos sem a preocupação de suas deficiências. A verdadeira inclusão! Esta é uma iniciativa que se aproxima muito do que esperamos de nossa música e de nossa vida pessoal. Somos criadores do Movimento Música Positiva e acreditamos que a atitude de um artista deve ir muito além dos palcos. Para o Scarcéus levar uma mensagem positiva à sociedade ou mesmo apenas uma pessoa, é além de tudo, uma obrigação. No caso do Defestbrasil, que nasceu Defestminas e muito cresceu, nos prontificamos a criar o tema da Campanha Ser Gentil Diversidade e Cidadania, que faz parte do festival. A música Ser Gentil é Amar pode ser conferida abaixo.”

Banda Scarcéus – banda mineira com mais de 15 anos de história

 

Parceiros

“A minha amiga Beth Klock, também jornalista e artista plástica, é quem diz que entre um texto e outro, entre uma revista infantil e outra, fui esculpindo aos poucos a escultora que sempre esteve dentro de mim. E é verdade. Também sinto assim. Traços, volumes, saliências, formas, movimentam-se efervescentes, ebulindo dentro de mim, desde sempre. Conto minhas histórias com as esculturas. Há uma narrativa em cada peça, em cada movimento, em cada dobra. Talvez por isso é que Vânia Elizabeth, presidente da Inarte, tenha me escolhido para fazer o troféu José Carlos Dias, músico e grande incentivador do DefestBrasil . De lá de onde está, quero crer que Zé Carlos, cego, tenha sussurrado meu nome e me indicado como escultora para os troféus em sua homenagem, por sentir que para além dos olhos são com as mãos, com a pele, que se sente a arte. Com a mais pura emoção e sentimentos. Quero crer!”

Sara Nach – escultora, jornalista e editora. Criadora do Troféu Jose Carlos Dias que será entregue aos ganhadores do Defestbrasil

 

Abaixo, estão os depoimentos de mais parceiros. E essa parceria só aumenta!

 

 

Recompensas

Além de participar de um movimento musical único, você ganha várias recompensas super legais. Abaixo estão os valores de doação e os prêmios relacionados a cada valor. Escolha o melhor valor e nos ajude.

 

Envio

A retirada dos ingressos será impreterívelmente online ou na portaria do evento.

Camisetas e bonés (no local do evento) Os envios dos DVD’s para o Brasil já estão inclusos no orçamento. Para fora do Brasil, conversamos por e-mail e negociamos a melhor forma de enviar.

 

Conclusão

O Defestbrasil é um projeto de  inclusão cultural. Um grande evento pensado,  idealizado,  para ser o maior espetáculo de inclusão no mundo.

Foram 9 anos  batendo em todas as portas de governantes, políticos e  empresários, sem que tivessemos obtido qualquer apoio, patrocínio ou mesmo o mínimo interesse em sustentar um projeto para  pessoas com deficiência , que representam mais de 1/4 da população brasileira.Por isso chegamos aqui e agora.  Neste momento convidamos você  para nos apoiar.

Em um universo de 200 milhões de pessoas queremos a sua colaboração.

Precisamos de 1 milhão de pessoas doando, cada um, R$10,00 (sinta-se a vontade para doar mais, se quiser).

Todo  valor será muito bem-vindo.

Só assim, unidos, com você adotando esta idéia, o Defestbrasil vai acontecer.

 

Campanha Ser Gentil com Arte

As pessoas que espalham amor não tem tempo nem disposição para jogar pedras.

Há quem diga mesmo que não existe mais amor e gentileza no Brasil.

Para provar o contrário a INARTE, ao longo do  DEFESTBRASIL, convidará  o público para participar da campanha SER GENTIL COM ARTE.

A proposta do evento será fazer  grandes trabalhos  transformando as cidades  em  espaços de arte que demonstrem que com a gentileza, amor, música, dança, pintura,  nossa relação com a cidade e com as pessoas  podem ser  mais saudáveis.Vamos compartilhar ações de arte, histórias, musicas e abraços.


A hora é agora! Contribua com
DEFESTBRASIL – FESTIVAL DE MÚSICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA