DOR (9)

Fala galera lesada, bom essa é uma pergunta que muitos me fazem, sim sinto muitas dores, já foi muito pior, muita sensibilidade nas mãos, consegui diminuí-la dessensibilizando com estímulos em diferentes texturas (bola de massagem, velcro, madeira, fisioball, tecidos, etc.)

No primeiro ano de lesão sentia nas duas mãos, uma queimação, pontadas e não conseguia tocar em nada com os polegares, muita, muita sensibilidade, o que ainda hoje tenho na mão esquerda (região do polegar e punho), a direita sumiu não sei explicar como, mas só agradeço, é algo definitivamente chato, e se você meu caro lesado nunca teve, agradeça.

Tomei muitos remédios como carbamazepina, gabapentina, tylex, até fórmulas caríssimas de 250,00 reais, mas todos são apenas paliativos, ou seja, não curam, apenas aliviam os sintomas, e foi assim que esse ano decidi me ver livre, meu rim, fígado e bolso agradecem.

Convivo com a dor todos os dias, tento aliviar com massageador elétrico e munhequeiras que dão estabilidade ao punho, imobilização ao dedo polegar e compressão multidirecional reduzindo a dor. Quem convive conosco já sabe que tem que dar aquela velha massagem, seja em casa, na rua, no restaurante etc.

Além da hipersensibilidade ao tacto, e o acúmulo de “ites” acrescento dores intensas de cabeça, dores na coluna, dores com espasmos, estresse do dia a dia (e as mudanças de humor), aí não tem jeito, aspirina, ibuprofeno, tylex pra dentro (ou álcool).

Sugiro ainda a todos que procurem alternativas (todas comprovadas) como a acunpuntura, eletrodos, compressão, gelo, kinesioterapia, alogamento, massagens, infravermelho, exercícios, e abandonem os remédios, procure seu fisioterapeeuta/terapeuta ocupacional e veja o que melhor se encaixa para o seu caso e suas especificidades, no fim do post separei mais algumas dicas, depois nos contem os resultados.

dor1

ENTENDA UM POUCO MAIS

Um especialista em cefaleias e dor neuropática revelou que uma em cada três pessoas com lesão medular sofre de dor neuropática, descrita como algo ardente, que provoca uma sensação de formigueiro ou de espasmo, com mais intensidade durante o primeiro ano após ter ocorrido a lesão.

A dor neuropática é freqüentemente intrigante e frustante, tanto para os pacientes como para os médicos. pois parece não apresentar uma causa definida, responde pouco aos tratamentos, pode durar indefinidamente, leva a incapacidade importante e até mesmo se exacerba com as variações climáticas e estados emocionais. Constituem exemplos de dor neuropática a neuropatia diabética, a nevralgia pós-herpética, a dor do membro fantasma, a neveralgia do trigêmio e a lombociatalgia.

infogr entenda dor

São entendidos 4 mecanismos mais comuns para a dor neuropática:

1. Estimulação direta dos neurônios sensíveis à dor – Estes neurônios sensitivos primários são chamados de nociceptivos das fibras C. Eles disparam potenciais de ação em resposta ao estiramento mecânico ou à compressão e a substâncias mediadoras da reação inflamatória como as prostaglandinas (Exs. hérnia de disco, nevralgia do trigêmio). Tratamento – administração de substâncias que alivie a irritação mecânica ou química.

2. Disparo automático dos nervos lesados – A lesão das fibras nervosas por qualque agente pode causar disparo espontâneo tanto no local da lesão como em focos ectópicos ao londo do nervos lesado. (ex. neuropatia diabética). – Este tipo de dor é descrito como lancinantes, agudas ou em pontada. Adquire o caráter de dor contínua em queimação quando são afetadas várias fibras nervosas que disparam assincronicamente.

3. Desaferentação – Normalmente, as sensações seguem uma seqüencia de eventos desde o tecido periférico por intermédio de uma cadeia de neurômnios ao longo da medula espinal, do tronco encefálico e do cérebro. No caso da dor do membro fantasma, a perda de impulsos sensitivos de um membro pode acarretar disparos espontâneos nos neurônios de segunda e terceira ordens, o que resulta na dor.

4. Dor por mediação simpática – Todo tipo de estímulo doloroso pode desencadear atividade autonômica localizada com alterações circulatórias e da temperatura. Este processo pode continuar com fenômenos generalizados como vômitos, sudorese, desregulação circulatória como no infarto do miocárdio.

A dor neuropática geralmente piora a noite, característica que a distingue dos outros tipos de dor. Segue o território de distribuição dos nervos, dependendo de se for causada por neuropatia periférica (Ex. na diabética ou nos alcoolatras) – distribuição em luva e em bota, de radiculopatia (Ex. pós-herpética – distribuição em dermátomos) ou de mielopatia (nível da medula espinal, Ex lombalgia da hernia de disco).

A presença de dor desencadeada por um estímulo tátil discreto ou roçar em determina região do corpo (fenômeno conhecido como alodínia) sugere o diagnóstico de dor neuropática.

O Dr. Manuel Lara, responsável pela Unidade de Cefaleias e Dor Neuropática do Serviço de Neurologia do Hospital Universitário La Paz, em Madrid, explicou que para lesados medulares existe mais dor e um maior nível de sofrimento, o que faz com que muitas vezes as pessoas sejam afectadas também a nível psicológico.

O especialista indicou que isto faz com que a dor crónica seja uma patologia perturbadora, uma vez que tem uma repercussão muito importante na vida dos pacientes, provocando o aparecimento de outras condições, como depressão, pânico, ansiedade, dificuldade em dormir, entre outras.

DOR (3)

Entre os medicamento para combater a dor existe um tratamento progressivo, que começa com anti-inflamatórios e antidepressivos e, caso estes não resolvam o problema, poderá ser necessário experimentar a neuroestimulação nos seus diversos níveis e modalidades.

Finalmente, se esta não surtir o efeito desejado e a dor persistir, a última abordagem deste tratamento seria a cirurgia tradicional, que consiste em cortar o nervo cirurgicamente, algo que apenas se realiza em casos muito concretos e persistentes.

Por seu lado, o presidente da Federação Nacional espanhola Aspaym (Associação de Lesionados Medulares e Grandes Incapacitados Físicos), Alberto de Pinto, assinalou que duas abordagens que contribuem para diminuir a intensidade da dor neuropática, ao alcance de qualquer um, são evitar as infecções urinárias e da bexiga, juntamente com a ingestão de ómega-9 no leite.

A dor neuropática é devida a uma anormalidade em qualquer ponto da via nervosa. Uma determinada anomalia altera os sinais nervosos, que, deste modo, são interpretados de forma anormal no cérebro. A dor neuropática pode produzir uma dor profunda ou uma sensação como a hipersensibilidade ao tacto.

DOR (1)

 

Como aliviar dor articular no polegar

  1. Descanse o seu polegar. Na maior parte do tempo, a dor é uma reação à irritação e inflamação causadas pela artrite. O uso contínuo do dedão pode exacerbar a situação e causar dores adicionais. Descansando periodicamente o polegar, você não irrita a área e a inflamação pode diminuir.

  2. Tome um analgésico ou um antinflamatório não esteroidal (AINE). Ao usar um analgésico como o paracetamol, ou um AINE como o ibuprofeno, aspirina ou naproxeno, você pode diminuir a inflamação e a dor.

  3. Imobilize o dedão com uma tala, que tenha um suporte para o dedo. Assim como o descanso, imobilizar o dedo com uma tala impede maiores irritações e inflamações.

  4. Aplique uma combinação de frio e calor e alterne entre eles. Para diminuir a inflamação e reduzir a dor, você deve aplicar uma compressa gelada por mais ou menos 15 minutos de uma vez, ao longo do dia. Para afrouxar articulações endurecidas e aliviar a dor, aplique calor.

  5. Exercite o seu dedão. Para garantir que você está mantendo o alcance completo do movimento, você deve fazer exercícios para seu dedo, como dobrar e esticar, girar as articulações e aplicar resistência.

  6. Fale com seu médico sobre corticosteroides ou até mesmo cirurgia. Conforme a condição piora, você talvez precise discutir opções de tratamento. Elas incluem injeções de corticosteroides, que reduzem inflamação e diminuem a dor, ou cirurgia, na qual a articulação é substituída, fundida ou reposicionada.

remedios-naturais (4)Remédios naturais para dor articular

Curcuma e água morna

A curcuma é uma especiaria e é a razão pela qual o curry em pó é amarelo. Ela tem sido usada há séculos na tradição médica no leste da Índia para tratar dor e inflamação nas articulações. Para ajudar a aliviar a dor articular, misture 1/2 colher de chá de pó de curcuma em um copo de água morna e beba. Faça isso três vezes por dia para manter a dor sob controle.

Vinagre de maçã internamente

O vinagre de maçã contém vários minerais que são úteis para manter articulações saudáveis​​, tais como magnésio, fósforo, cálcio e potássio. A dor articular pode ser aliviada pela ingestão de uma a três colheres de chá de vinagre de maçã em 230 ml de água três vezes por dia, antes de cada refeição. O vinagre de maçã fornecerá os minerais necessários para manter as articulações saudáveis ​​e também melhorará a absorção de nutrientes do alimento.

Vinagre de maçã aplicado topicamente

O vinagre de maçã também pode ser usado topicamente para aliviar a dor articular. Basta aquecer uma xícara de vinagre de maçã e, em seguida, esfregá-lo quente nas articulações doloridas. Assegure-se de esperar que ele esfrie o suficiente para ser manipulado. Outra opção é aquecer seis xícaras de água e misturar com uma xícara de vinagre de maçã e mergulhar as articulações doloridas nesta mistura. A combinação de calor e vinagre de maçã ajudará a aliviar a dor.

Compressas quentes e frias

Outra opção para aliviar a dor articular naturalmente é usar compressas quentes e frias. Aqueça um pano úmido no micro-ondas ou mergulhe-o em água quente e retire. Dobre e transforme em uma compressa que pode ser colocada sobre as articulações doloridas. Umavez que o calor na compressa quente tenha se esgotado, substitua-a, em seguida, por uma fria. Para fazer isso, molhe um pano em água gelada ou até mesmo a água da torneira, retire e dobre em uma compressa antes de colocá-lo sobre a articulação dolorida. Alterne entre compressas quentes e frias até obter algum alívio para a dor.

Azeite e óleo de querosene

Misturar azeite virgem e óleo de querosene produz uma boa pomada que pode ser aplicada para aliviar a dor articular. Misture duas porções de azeite virgem e uma de óleo querosene juntos e, em seguida, aplique a mistura às articulações doloridas. Por ambos serem óleos e lubrificantes, isso torna a mistura fácil de esfregar sobre a pele.

Aspirina e esfregar álcool

Dissolva 100 comprimidos de aspirina em um litro de álcool. Uma vez que elas tenham dissolvido, aplique às articulações doloridas, esfregando três vezes ao dia. A aspirina é um anti-inflamatório, e isso explica por que ela funciona tão bem quando aplicada topicamente. O álcool é ótimo como um veículo que é lubrificante e tornará a aplicação sobre a pele muito fácil.

 LEIA TAMBÉM:

DICAS, REMÉDIOS CASEIROS PARA A PRISÃO DE VENTRE

DICAS PARA INFECÇÃO URINÁRIA

DICAS INCRÍVEIS PARA EVITAR INCONTINÊNCIA E A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL

 

 

Fontes:
http://tetraplegicos.blogspot.com/

http://www.ehow.com.br/

http://www.medicinageriatrica.com.br

www.deficientealerta.blogspot.com