Todos sabem que a Parker é reconhecida no mercado nacional pela qualidade e robustez de suas soluções para automação industrial. Mas a tecnologia desenvolvida por ela em todo o mundo também se estende por várias outras áreas do conhecimento.

No momento, por exemplo, a companhia está concluindo uma de suas realizações mais impressionantes, desta vez como uma solução para o mercado de Ciências da Vida.

Evolução admirável

Líder global em tecnologias de movimento e controle, a Parker foi licenciada pela Universidade Vanderbilt, de Nashville (EUA), para desenvolver, fabricar e trazer ao mercado a chamada Tecnologia de Exoesqueleto, um dispositivo inovador que permite que pessoas com lesões na medula óssea possam se sentar, levantar, andar e até mesmo subir escadas por conta própria.

A nova tecnologia, até então possível somente no campo da ficção científica, promete revolucionar a vida das pessoas com mobilidade reduzida. O dispositivo recebeu o nome Indego, e seu lançamento comercial deve acontecer até 2014 nos Estados Unidos.

“Você pode pensar no Indego como um Segway com pernas”, explica o Professor Michael Goldfarb, da Vanderbilt. “Se a pessoa se inclina para frente, o aparelho se move para a frente. Se ela se inclina para trás e mantém essa posição durante alguns segundos, ele se senta. Quando a pessoa está sentada, se ela se inclina para frente e mantém essa posição durante alguns segundos, em seguida o aparelho se levanta”.

Inovação biomecânica

O Indego da Parker oferece diversas vantagens quando comparado às tecnologias atualmente em teste nas clínicas de reabilitação. O equipamento é cerca de 50% mais leve que os similares e apresenta design modular, podendo ser montado e desmontado para facilitar sua utilização e transporte. O aparelho tem perfil fino e é isento de componentes volumosos, que poderiam causar desconforto aos usuários. Uma interface de controle permite operações suaves, em harmonia com o movimento natural do corpo. Além disso, o Indego é o único dispositivo deste tipo que incorpora uma tecnologia de reabilitação comprovada, chamada Estimulação Elétrica Funcional.

“Ver pacientes confinados a uma cadeira de rodas tendo a oportunidade de ficar em pé e caminhar novamente é gratificante e inspirador”, diz o Doutor Ryan Farris, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia e co-inventor do dispositivo. O Indego está sendo testado e aperfeiçoado por meio de pesquisas realizadas no Centro Shepherd, em Atlanta (EUA), um dos principais hospitais de reabilitação dos Estados Unidos.

Fonte: Indego ™ – Exoesqueleto Parker – MOVIMOC

LEIA TAMBÉM: