Um exoesqueleto robótico produzido pela startup SuitX, com sede na Califórnia, foi responsável por colocar o jovem Steven Sanchez, paralisado da cintura para baixo novamente em pé e devolver a ele a habilidade de andar. As informações são do MIT Technology Review.

Batizado de “Phoenix”, o exoesqueleto pesa cerca de 12 quilos e se encontra disponível por US$ 40 mil. Por meio de motores, a vestimenta consegue devolver o movimento aos quadris e joelhos. Usuários também conseguem controlar o movimento de cada perna e andar ao apertar botões integrados ao par de muletas acessórias.

Uma espécie de mochila atrelada ao exoesqueleto abriga a bateria que dá autonomia de oito horas. Além disso, um aplicativo consegue rastrear os dados gerados pelos passos do paciente.

Exoesqueleto Phoenix

A tecnologia por trás do exoesqueleto da SuitX surgiu na Universidade da Califórnia, Berkeley, no Laboratório de Robótica e Engenharia Humana, que Homayoon Kazerooni, CEO da SuitX, lidera.

Até então, a SuitX tem trabalhado com pacientes com lesões na coluna espinhal e que podem usar o Phoenix para retomar os movimentos.

“Nós não podemos consertar suas condições. Não podemos reparar as lesões. Mas o que podemos fazer é adiar lesões secundárias causadas por ficar sentado. Ele dá uma melhor qualidade de vida”, disse Kazerooni a MIT.

Exoesqueleto Phoenix

A SuitX é apenas uma das companhias que tem pesquisado e desenvolvido tecnologias para um exoesqueleto. No Brasil, o cientista Miguel Nicolelis lidera uma pesquisa internacional no desenvolvimento de um exoesqueleto com interface cérebro-máquina. A ReWalk apresentou um modelo que custa US$ 70 mil e pesa cerca de 22 quilos e que, segundo a publicação do MIT, está tentando diminuir seus custos enquanto melhora sua funcionalidade.

*Foto/Reprodução/MIT Technology Reviewd

VEJA O VÍDEO:

 

VEJA TAMBÉM:

MARK PULLOCK TESTA O EXOESQUELETO EKSO

HAL-5: O EXOESQUELETO DA CYBERDYNE QUE AMPLIFICA O SEU CONDICIONAMENTO FÍSICO

EXOESQUELETO PARA PARAPLÉGICOS COMEÇA A SER VENDIDO NOS EUA

PARAPLEGICO CAMINHA QUATRO METROS COM AJUDA DE “LEITOR” DA MENTE

NEUROCIÊNCIA E ROBÓTICA CAMINHAM PARA MELHORAR VIDA DE PESSOAS COM PARALISIA