Morador da cidade baiana de Ichu, a 60 km de Feira de Santana, o idoso Antônio Carneiro, além de trabalhar consertando eletrodomésticos, ficou conhecido na comunidade por ser um inventor. A “fama” surgiu há 30 anos, quando após sofrer um acidente ao consertar um caminhão e ficar paraplégico, e sem dinheiro para comprar um carro adaptado, o idoso modificou o próprio veículo para atender à sua limitação.

Antônio Carneiro fez todo o trabalho em uma oficina que fica no fundo da casa onde mora (Foto: Reprodução/TV Subaé)Antônio Carneiro fez todo o trabalho em uma oficina
que fica no fundo da casa onde mora (Foto:
Reprodução/TV Subaé)

Antônio utilizou pedaços de ferro, guidão de bicicleta e motocicleta e vergalhões para montar a estrutura adaptada no seu carro, em uma oficina improvisada nos fundos da casa onde mora. Depois de alguns dias de trabalho, a invenção foi instalada no carro que possuía na época, um Corsel, e passou no teste.

A invenção deu tão certo, que ao longo dos anos o idoso foi aumentando a velocidade máxima do automóvel. “De lá para cá, gostei tanto que aumentei a velocidade para 50 e 60 km/h. Eu fiquei feliz e meus amigos também se sentiram felizes”, conta Antônio.

Com o sucesso da invenção, Antônio já adaptou outros oito carros. Um dos beneficiados pela ideia de dele foi o também aposentado Elenilton, que passou a usar cadeira de rodas após sofrer um acidente de trânsito. Mesmo sem as duas pernas, Elenilton voltou a dirigir graças a Antônio e foi só elogios ao aposentado. “Muito bom. Ficou muito legal a adaptação que ele fez para mim”, destaca.

Elenilton testou e aprovou a invenção do idoso (Foto: Reprodução/TV Subaé)Elenilton testou e aprovou a invenção do idoso (Foto: Reprodução/TV Subaé)