Em entrevista ao site TechCrunch, Matt King, primeiro engenheiro cego da rede social, anunciou que está sendo desenvolvida uma ferramenta de reconhecimento de objetos a partir de inteligência artificial que ajudará as pessoas com deficiência visual a terem uma ideia do porquê as pessoas tanto compartilham, curtem e comentam em posts com imagens.

“Você só pensa o quanto que seu feed de notícias é visual – e é, provavelmente, a maior parte dele – e que muitas vezes as pessoas vão fazer um comentário sobre uma foto ou vão dizer algo sobre isso, mas eles não vão realmente falar o que está na foto”, afirmou King ao TechCrunch. “Então, para alguém como eu, é algo assim: ‘OK, o que está acontecendo aqui? Qual é a discussão?’”

A proposta da ferramenta é que ela faça uma descrição simples da cena, como “essa imagem contém natureza, nuvens, gramas, árvores”, para uma foto de paisagem ao ar livre.

King ressalta que é apenas um começo, mas que já fará uma grande diferença. “Nós começamos a pensar no acesso à informação e à tecnologia da informação quase como um dos direitos humanos. É a porta de entrada para o emprego, que é a porta de entrada para oportunidades de todos os tipos”, afirmou. “É uma maneira de dar dignidade a todas as pessoas com deficiência do mundo.”

Por QSocial