Fotos: Divulgação

O programa “Aceleradora de comunidades 2021” do Facebook, tem como intuito ajudar os grandes líderes dessa rede social a como aproveitar melhor o poder de sua comunidade e dessa forma transformar ideias geniais em ações de impacto social.

Um grupo seleto de comunidades foi escolhido no Brasil pelo Facebook. Entre eles, está a comunidade do Crianças Especiais.

Esse é um programa global do Facebook realizado em 20 países. No total, a rede social de Marck Zuckberg recebeu mais de 14 mil inscrições, porém apenas 131 comunidades no mundo foram selecionadas para participar do programa. E o Crianças Especiais foi uma das 11 comunidades selecionadas no Brasil.

O foco da comunidade Crianças Especiais é oportunizar a inclusão e promover a defesa dos direitos de crianças e adolescentes com deficiência, no Brasil, por meio do compartilhamento de informações, capacitação e acolhimento.

Em 2015, o Crianças Especiais foi criado para dar visibilidade às pessoas com deficiência, falar de inclusão e quebrar barreiras e paradigmas. Hoje, além da página no Facebook, o Instagram, a comunidade do Crianças Especiais conta com um grupo mais de 150 mil membros, sendo 80% deles ativos. O objetivo da comunidade é levar informação e apoio às pessoas com deficiência e suas famílias.

Durante o programa a equipe do Crianças Especiais terá acesso à treinamentos, que fortalecerão a comunidade, planejamento de iniciativas e colocação em prática do que foi aprendido.

“Para nós do Crianças Especiais esse programa é a oportunidade de crescermos ainda mais nossa comunidade, estruturá-la, para que possamos beneficiar ainda mais pessoas. Nem nos nossos melhores sonhos imaginávamos que seríamos selecionados, foi a realização de um sonho ter essa oportunidade”, diz Leticia Lefevre, fundadora e líder de comunidade, do Crianças Especiais.

“A nossa participação no programa está sendo muito importante para a nossa história, principalmente pelo reconhecimento de nosso trabalho ao longo dos anos. É a oportunidade de aprendermos mais para podermos oferecer sempre o melhor aos nossos membros.”, finaliza Leticia.

O que são comunidades?

As comunidades do Facebook são utilizadas pelo mundo para conectar as pessoas e dar aos membros uma sensação de pertencimento a uma rede de colegas com interesse comum.

No Facebook, elas podem ser divididas em: Grupos, Páginas ou contas de Instagram. Os grupos permitem que as pessoas se reúnam em um interesse comum para aprender, compartilhar e debater. As páginas oferecem um local para compartilhar as suas informações, funciona como uma vitrine do que você faz para todos conhecerem. Já o Instagram cria comunidades por meio de experiências visuais com o objetivo de compartilhar paixões e buscar inspiração nas imagens publicadas.

Para saber mais sobre o programa acesse: https://www.facebook.com/community