HAP HOOP 3
Vida é movimento! Esse é um ditado que talvez você conheça e concorde; mas o que dizer das pessoas com mobilidade reduzida que passam a maior parte do tempo em uma cadeira de rodas? O mesmo se aplica a elas!
O sedentarismo decorrente da baixa mobilidade é um dos principais causadores de obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares em pessoas com deficiências físicas que comprometem severamente a capacidade de locomoção destes indivíduos. Aliás, os problemas cardiovasculares são uma das principais causas de morte desse grupo de pessoas.
HAP HOOP (1)Para prevenir problemas de saúde como esses é preciso estabelecer uma rotina que inclua algum tipo de atividade física. Infelizmente as alternativas para deficientes físicos praticarem atividades físicas não são muitas.
Pessoas que não possuem deficiências podem se exercitar em qualquer tipo de academia, em vias públicas ou parques. Contudo, para os deficientes, as academias não são uma opção viável por normalmente não possuírem uma infraestrutura adequada. Além disso, as vias públicas e parques nem sempre apresentam boas condições de acessibilidade.
Desse modo, as pessoas com baixa mobilidade ficam normalmente restritas aos centros de reabilitação e clínicas especializadas. O problema é que essas opções forçam essas pessoas a se sentirem como doentes o que é muito frustrante.
HAP HOOP (2)Foi para resolver esse tipo de problema que eu decidi criar uma alternativa para o condicionamento físico de pessoas que precisam utilizar uma cadeira de rodas em seu dia a dia, nascendo o projeto HapHoop (lê-se rép rup). O nome do projeto é uma abreviação de Haptic Hoop (Aro Háptico). Trata-se de um simulador de cadeira de rodas, portátil, de fácil utilização, e que utiliza recursos de realidade virtual que permite aos deficientes físicos praticarem atividades físicas em suas próprias casas de forma interativa e divertida.
O simulador é formado por um par de aros móveis que são acoplados à cadeira de rodas da pessoa por meio de presilhas especialmente desenvolvidas que dão a esses aros a capacidade de girarem mantendo o usuário com sua cadeira no mesmo lugar. Os aros móveis são conectados a um dispositivo eletrônico, semelhante a um console de videogame, que exibe em qualquer aparelho de televisão imagens de um ambiente 3D criado digitalmente.
HAP HOOP (4)
Esse ambiente pode simular, por exemplo, uma pista de corridas que a pessoa deve percorrer no menor tempo possível girando os aros móveis. O sistema possui sensores que permitem que o ambiente digital 3D perceba o giro dos aros dando a impressão ao usuário de estar circulando dentro do mesmo. Além disso, o simulador conta com o recurso de force feedback, também conhecido como Interface Háptica, que é uma tecnologia que permite que a pessoa sinta no mundo físico variações que ocorrem no ambiente virtual.
No caso do HapHoop o usuário sente uma maior ou menor resistência ao giro dos aros móveis de acordo com o tipo de terreno que está sendo apresentado no ambiente 3D. Esses recursos propiciam uma grande imersão na atividade física, tornando-a divertida e atraente.

Existe um vídeo explicativo sobre o HapHoop que demonstra o projeto em funcionamento. O vídeo pode ser acessado no endereço: 

O HapHoop está participando do concurso BeDream que poderá alavancar o mesmo tornando-o realidade para milhares de pessoas. Para isso seu voto é muito importante e poderá ser feito até o dia 04/07/2016. Para dar seu voto e apoio ao projeto acesse o endereço: http://fund.bedream.me/projects/1412

ATUALIZADO 05/07

HAP HOOP 5Pessoal, o projeto HapHoop conseguiu passar para segunda fase do concurso e agora não depende mais de nós, pois o projeto passará por uma banca de avaliação composta por curadores da empresa patrocinadora e se o mesmo for de encontro aos objetivos desta patrocinadora iremos para terceira fase.Independente do resultado, agradeço o apoio de todos, pois em apenas 4 dias mobilizamos quase 600 pessoas e o apoio e carinho de todos foi muito importante.Esta etapa de votação foi importante para mim também para avaliar a aceitação do tipo de solução que estou oferecendo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência física.

Agora, não importa o que a banca de curadores da patrocinadora irá dizer… eu prometo que o projeto HapHoop não vai acabar. 🙂

Agradeço muito, de coração, a todos vocês.