tetraplegico-up-rose

 

Para quem sempre me acompanha, na semana passada postei a foto dos primeiros testes do meu mais novo xodó: o Aparelho Locomotor Multifuncional UP ROSE ou “De Pé, Rosa”, nome que homenageia a mãe da Rosana, inventora do aparelho, o qual permite que pessoas com deficiência que tenham comprometimentos de ordem motora ou pessoas que tenham alguma limitação em relação à sua mobilidade possam ficar de pé e desfrutar dos benefícios físicos e das funcionalidades que a posição vertical viabiliza para os mais diversos fins, como para fisioterapia, atividades de auxílio à reabilitação ou simplesmente lazer.

Bom, vou tentar descrever os fatos já que a sensação é indescritível: voltar a ficar de pé após 6 anos de lesado! Quero agradecer mais uma vez à minha querida Rosana, a criadora do fantástico aparelho locomotor Up Rose, e ao meus queridos amigos João e Ricardo (Fisioterapeuta) que me ajudaram nos 2 testes iniciais, pois estou sem fisio esse mês.

[rev_slider alias=”MONTAGEM UP ROSE”][/rev_slider]

 

 

No dia em que chegou fui “correndo” testar, mas só pude subir, pois o aparelho ainda estava descarregado e não pude usufruir da emoção de dar uma voltinha no meu minúsculo apê. A princípio foi necessário que os 2 amigos me ajudassem a subir no Up Rose, minha cadeira monobloco em nada ajudou, não consegui chegar perto e subir as rodinhas dianteiras no aparelho, levei 2 “tombos” logo de cara, pois as pernas tremiam muito devido aos espasmos e com os 2 me segurando mais atrapalhou que ajudou no fim das contas.

Resolvemos então passar-me para o sofá onde um amigo seguraria o UP e o fisio me ajudaria a levantar. Deu certo! Me segurei, tríceps reclamou bastante, ofegante, mas deu certo e subimos, um pouco de tontura, o que é natural, mas nada que prejudicasse o teste e logo passou. Eu já tinha ficado em ortastismo no SARAH, mas todo amarrado e foi bem no início, aguentei 3 minutos tonto e pedi arrego, mas dessa vez e com o aparelho é muito diferente, uma liberdade de movimentação de braços e tronco (meio torto da escoliose e pra tentar controlar o joystick). Eu nunca experimentei uma cadeira stand-up, mas acredito que também seja da mesma forma que a cama de ortastismo, não proporciona a liberdade que o aparelho dá.

Testei praticamente todos os acessórios enviados, mas tetra (c6-c7) falso que sou, já possuo bastante controle de tronco graças a fisio/academia e por não usar uma cadeira motorizada, acredito que me fizeram dispensar quase todos os elementos opcionais do aparelho. Incomodei-me com alguns acessórios que foram feitos para tetras de lesão mais alta que a minha, mas para quem precisa saiba que ele vem apropriado para todos os níveis de lesão.

Como eu queria liberdade fui retirando aos poucos os acessórios/opcionais, aí fomos ligar o aparelho e lembrei que ainda estava descarregado, assim tive que esperar mais alguns dias pois o fisio iria viajar.

Pois bem, chegado o dia, nesse início de semana, aparelho devidamente carregado, mas dessa vez eu já queria diferente, nada de 2 pessoas me ajudando a subir, encostamos a frente do Up Rose no sofá.

Como a minha monobloco não sobe as rodas dianteiras no aparelho, encostei e fui o máximo para a ponta da cadeira com a ajuda do fisio, encaixei no braço o aparelho e ele me suspendeu pelo tronco, como vocês poderão ver no vídeo de demonstração acima, pronto conseguimos, trabalheira novamente para os tríceps de tetra, mas foi!

Dei aquele rolé pelo apê apertadíssimo, ainda meio torto, mas foi bom que já fui pegando o jeito, indo e voltando da sala para o quarto e por achar pouco ainda fiz o teste de alguns exercícios que poderei fazer no Up Rose com a devida ajuda de minha futura(o) fisio.

Algumas das várias perguntas que já me fizeram após a foto no instagram/face:

ONDE CONSEGUIR?

Pelo próprio site da Up Rose e pelo telefone com a querida Dilma Moreira:
31 99360 5077
31 99891 5627
PREÇO?  CONDIÇÕES DE PAGAMENTO, FRETE E PRAZOS DE ENTREGA ?
Isso vai depender dos tamanhos e acessórios conforme a necessidade, a Dilma pode tirar todas essas dúvidas e demais pormenores. A rosana me confidenciou que está a procura de mais investidores para que possam baratear ainda mais o aparelho e levá-lo a muitas casas e cadeirantes por esse Brasil afora.
PAGA PELO BB ACESSIBILIDADE?
Sim, e divide em 60x.
É FUNCIONAL PARA A PESSOA PORTADORA DE ELA (ESCLEROSE LATERAL AMIOTROFICA) ? QUAL TIPO DE DEFICIÊNCIA É MAIS OU MENOS VIÁVEL A UTILIZAÇÃO DO APARELHO?
O Up Rose beneficia não só as pessoas paraplégicas e tetraplégicas, mas também idosos e pessoas com diferentes níveis de dificuldade de locomoção devido a efetiva redução da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora permanente ou temporária. No caso específico da ELA acredito que vai depender somente do estágio e das limitações progressivas impostas pela evolução da doença, mas sim pode ser usado.
 
PRECISA DAS MEDIDAS DA PESSOA ? EXISTE ALGUMA RESTRIÇÃO DE USO ?

Sim, são necessárias as tuas medidas, para acionar a fábrica e determinar o tamanho do aparelho e mais algumas informações para que possam avaliar a segurança de uso:

– TIPO DE LESÃO
– DIAGNÓSTICO (tetra ou para?)
– TEMPO DE USO DA CADEIRA DE RODAS
– SUA ALTURA
– PESO ATUAL
– CIRCUNFERÊNCIA DO SEU QUADRIL
– CÓPIA DO SEU LAUDO MÉDICO
– CÓPIA DO DOC DE IDENTIDADE
– COPIA DE EXAME DE DENSITOMETRIA ÓSSEA, se possível, que seu médico informe por escrito, que você pode ficar de pé no aparelho.
– POSSUE FISIOTERAPETA ATUALMENTE (sim ou não)
– FAZ FISIOTERAPIA ATUALMENTE.
se sim algum motivo especial?
– ESTÁ TRATANDO ALGUMA ENFERMIDADE ATUALMENTE.
se sim qual?
O QUE DA PRA FAZER NELE?
Pode ser adotado para auxiliar no tratamento dos pacientes na fisioterapia e neurologia para realização de várias tarefas com mais independência, também como equipamento de ginástica no tratamento de reabilitação para estimular reações e uma postura ativa em casa, no trabalho e lazer.
Fiz alguns testes iniciais e irei postar mais treinamentos e a evolução deles assim que tiver novamente uma nova fisio para auxiliar-me.
TEM PERIGO DE CAIR?
A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – EEFFTO, da UFMG, desenvolveu testes para avaliar o desempenho do Up Rose e o risco de eventuais quedas do usuário ao utilizar o aparelho em circunstâncias variadas. Estes testes foram realizados simulando possíveis situações a serem vivenciadas pelos pacientes durante o uso do aparelho.
Os examinadores concluíram que o aparelho está apto a ser utilizado em pisos/terrenos planos com superfícies de diversas aderências, livres de irregularidades, apresentando-se estável nessas condições. Dessa forma, respeitadas as indicações de uso constantes no manual, o Aparelho Locomotor Multifuncional Up Rose possibilita a mobilidade do usuário com a segurança necessária.
LEIA MAIS: