Em celebração ao Dia Nacional e Internacional do surdo, o app SMPED-CIL é gratuito e facilita a comunicação de surdos com ouvintes 

O Dia Nacional do Surdo é comemorado em 26 de setembro e o Dia Internacional em 30 de setembro. Ambas as datas têm o objetivo de provocar a reflexão sobre as conquistas desta população e as dificuldades ainda presentes, como a barreira na comunicação.

Para superar este obstáculo, a Central de Interpretação de Libras (CIL), serviço da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, possui um aplicativo, o SMPED-CIL, que coloca o surdo em contato com um intérprete da língua de sinais em tempo real, por meio do celular, tablet ou computador.

O funcionamento é bem simples. A pessoa com deficiência auditiva acessa o aplicativo e se comunica, por meio de vídeo, com o intérprete em Libras. O profissional faz então a tradução simultânea em português para um atendente de um serviço de saúde, por exemplo, e vice-versa. O app pode ser usado ainda em uma consulta no INSS, no atendimento em Defensoria Pública, na delegacia de polícia, para reportar uma emergência médica, ou em situações do cotidiano em que a tradução se faça necessária.

Só na cidade de São Paulo existem 120 mil pessoas com deficiência auditiva severa ou surdez. Grande parcela desta população é usuária de Língua Brasileira de Sinais (Libras), considerada por lei a segunda língua oficial do Brasil.

Para instalar o aplicativo no computador, basta acessar o site www.l1brasil.com.br e clicar em “Instale no PC com Windows”. Já em celulares e tablets, procure na loja de aplicativos Play Store (Android) ou Apple Store (Iphone) – e busque pelo nome SMPED-CIL. Somente no primeiro acesso será necessário realizar um cadastro simples para criar login e senha.

Em setembro 2015, a Prefeitura de São Paulo inaugurou a Central de Interpretação de Libras – CIL – que conta com uma equipe de 21 intérpretes para auxiliar essas pessoas em qualquer atendimento, preferencialmente em órgãos públicos.

Além do app, a Central de Interpretação faz atendimentos In Loco (Quando usuário solicita que um intérprete se desloque até o local que necessita de auxilio) e presencial (solicitante se dirige até a sede da CIL – localizada na Rua Libero Badaró, 425, Centro – para que um intérprete o auxilie em alguma informação). Atualmente, são realizados 3,5 mil atendimentos por mês.

 Serviço: Aplicativo SMPED-CIL
Atendimento disponível de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 20h
Link para baixar no sistema Android
Link para baixar no sistema IOS

Assessoria de Imprensa – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida | Email: imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br | Fones: (11) 3913-4070 / 4072

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