No dia 16/02 foi o dia! O que entrou para a história do Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo, Vale do Aço. Nesta data, a equipe médica do Vital Brazil realizou o primeiro parto de uma gestante com deficiência auditiva com a ajuda de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A história tem duas personagens principais, que emocionaram a todos: a dona de casa Kelly Cristina, de 35 anos, e sua acompanhante, a intérprete de Libras, Jocilane Moreira, de 50.

É claro que o protagonista principal brilhou nas cenas do último capítulo. Ele chegou e botou banca, saudável, pesando 3 quilos e meio, e medindo 48 centímetros. O garotão tem nome e sobrenome: Nicolas Lucca.

Poderia ter sido mais um parto rotineiro no Vital Brazil, mas esse foi diferente e inédito. Kelly era uma gestante surda e teve o acompanhamento de sua amiga Jocilane, a intérprete de Libras, que foi essencial na comunicação entre Kelly e a equipe médica.

O superintendente do Hospital e Maternidade Vital Brazil e Hospital Márcio Cunha, o médico Bruno Nunes Ribeiro, ficou orgulhoso de sua equipe.


“Foi a primeira vez que o HMVB realizou um parto com esse tipo de acompanhamento. O Hospital, que é administrado pela Fundação São Francisco Xavier, tem como premissa o atendimento humanizado e a inclusão no atendimento às pessoas da comunidade. O parto foi comemorado por todos da equipe com muito carinho”, disse.

Kelly Moreira com o filho Nicolas Lucca, o garoto que entrou para a história de Timóteo, como o primeiro filho de mãe surda a nascer com o apoio de uma intérprete de Libras.
Jocilane, a intérprete de Libras, não esconde a felicidade com o tratamento dispensado pela equipe médica do Vital Brazil, à Kelly e à ela.

A intérprete explicou que esse tratamento é importantíssimo, não apenas para ela, mas para toda a comunidade surda, que tem o direito, por lei, à acessibilidade em todos os procedimentos hospitalares.

“É um direito de todos aqueles que possuem a deficiência auditiva, mas que nem sempre é assegurado. E deve ser estendido, não apenas aos partos, como também a todos procedimentos hospitalares”

O direito a que Jocilane se refere, está garantido no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, e o Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que fala das pessoas com deficiência auditiva e do tradutor e intérprete de Libras.”