jogando-as-cegas-relogio-pulso-deficiente-visual-700x329

Como a maioria das pessoas já deve ter notado, os deficients visuais não veem as horas da maneira tradicional, devido as limitações óbvias, pessoas com dificuldade de enxergar precisam utilizar relógios adaptados que informam a hora através de números ampliados, do toque ou avisos sonoros.

Neste  artigo nós listamos alguns modelos de relógios de pulso disponíveis no mercado e protótipos interessantes que vão desde os modelos clássicos aos mais modernos e com design arrojado, até porque todo mundo precisa arrasar na balada, até mesmo os DVs.

Relógio digital que fala

relógio digital modelo clássioco antigo, um quadrad preto com um pequeno visor retangular abaixo que mostra as horas um alto falante logo acima pelo qual é possível ouvir as horas, pulçse4ira de plástico

Este já é um velho conhecido dos deficientes visuais, inclusive até o o Silvio Santos já lançou uma versão com a voz dele nos anos de 1990 que ficou muito popular até mesmo entre as pessoas que não possuíam nenhuma dificuldade visual.

A versão atual não mudou muito daquele modelo antigo, continua sendo um quadrado com um pequeno visor com os números e uma saída de som logo acima  e, para que ele diga as horas em voz alta, basta apertar um botão na lateral.

Este é um dos modelos de relógios de pulso acessíveis mais baratos do mercado, sendo fácil de encontrar em relojoarias e até em camelôs, podendo variar de 20 à 100 reais, o preço dependerá da loja física ou virtual e da sofisticação do modelo. Nas lojas online Ampli-visão (clique aqui para acessar o link da loja virtual) e no Mercado Livre (clique aqui para acessar a categoria no site) é possível encontrar o mesmo modelo da imagem descrita ou outro parecido.

Relógio em braille e/ou com indicações táteis

imagem mostrando três modelos de relógios em braille femininos e masculinos

Os modelos com indicações táteis não poderiam ficar de fora. No mercado existem diversos modelos indo dos mais simples aos mais sofisticados com pulseira de ouro e pedras de strass na face. Na imagem acima estão alguns modelos de relógios em braille disponíveis na loja Laratec, clique aqui para acessar a pagina da loja virtual.

a imagem mostra um relógio dourado posicionado lateralmente em uma mesa com a talpa aberta mostrando o interior do visor do relógio

Unindo a opção de ver as horas através do toque com a praticidade do aviso em voz alta, também podemos encontrar no mercado o modelo de relógio de pulso da BTW disponível na loja Tecnovisão (clique aqui para acessar a página da loja). Disponível em diversos modelos com pulseiras em couro, aço, ouro etc., o relógio de pulso acessível conta com uma caixa de aço com tampa de vidro que pode ser levantada para sentir os ponteiros e identificar a hora e um botão lateral para ativar a hora em voz alta. Praticidade e design moderno.

jogando-as-cegas-tact

O TACT é outro modelo interessante de relógio com indicação tátil para o deficiente se orientar. O relógio de pulso que ainda está em busca de patrocinador para produzi-lo foi desenvolvido pelo designer industrial Julien Bergignat e é feito de aço e plástico e conta com duas partes: em seu visor existem um círculo central com uma bolinha em relevo que marca os minutos e ao redor um anel separado com outra bolinha que marca as horas, a medida que o tempo corre eles giram para indicar o horário.

imagem do protótipo do relógio haptica

Outro conceito interessante de relógio em braille é um Haptica, um protótipo de relógio com design futurista acessível e bonito. O acessório é basicamente um retângulo grosso metálico com uma depressão como uma canaleta no meio onde aparecem os números em braille.

Quem sabe ler e escrever com este alfabeto vai notar que no relógio não existe o sinal de número, apenas as letras que os representam, tendo espaço para quatro casas com quatro grupos de pontos (o um, o dois, o quatro e o cinco), então, basta passar o dedo para ler as horas.

imagem do relógio em braille ehsaas no pulso de um homem

O Ehsaas, que significa “sentir” em indi, também é outro projeto muito interessante, moderno e bonito de relógio com a escrita braille. Seguindo uma ideia parecida com o acessório anterior, este relógio criado pelo designer Nikhil Kapoor utiliza pinos para formar os pontinhos que representam os números. Basta dar duas batidinhas na face do relógio e deslizar o dedo para o lado direito para sentir os caracteres que aparecerem, depois eles somem, deixando uma superfície lisa com apenas uma bolinha em alto relevo na parte inferior do círculo. Para saber mais sobre o aparelho clique aqui para ser direcionado para a sua página oficial.

Relógio magnético

imagem mostrando o relógio magnético em cima de uma mesa focalizado de cima diagonalmente

O Bradley Timepiece é um modelo de relógio acessível para deficientes visuais que realmente esbanja modernidade e design inovador que se destaca frente aos outros.

O acessório funciona da seguinte forma: ele possui um círculo central dentro de um aro com as marcações representando os números, entre o círculo e o aro existe uma canaleta onde uma bolinha de metal fica posicionada para marcar os minutos e na lateral do aro fica outra bolinha que marca as horas. Para marcar as horas de fato, o relógio utiliza imãs que fazem com que as bolas se movam e fiuem posicionadas de forma que marquem as horas. Assim, basta o usuário passar o dedo nas esferas e se basear nas marcações do anel exterior para identificar a hora correta.

Mas, tanta beleza e inovação tem um preço alto, a versão mais barata deste relógio custa 180 euros, o que gira em torno de 703 reais, o preço de um relógio tradicional de uma boa marca. Para saber mais sobre o relógio magnético e conhecer as incontáveis opções de modelos clique aqui para ser direcionado para a loja oficial da empresa Eone.

Sentindo às horas através da temperatura

imagem do relógio Rub Feel Know no pulso esquerdo de um homem com o dedo apoiado na face do relógio

Dentre todos os modelos mostrados aqui este definitivamente é o que possui o conceito mais inusitado ao mostrar as horas através de temperaturas distintas. Com um design realmente futurista que se assemelha a uma pulseira que não se fecha totalmente no pulso, o Rub Feel Know, criado pelo designer  Jung Hoon Lee, em uma das extremidades da pulseira se encontra o relógio com duas indicações táteis para facilitar o processo: a primeira indicação é uma pequena bolinha côncava através do qual o usuário se orienta para sentir os minutos, nesta parte central a temperatura chega a 37 graus Celsius, na parte mais externa do relógio se encontra uma outra bolinha em alto relevo que indica o local das horas, nesta parte a temperatura chega a 12 graus, ficando mais fria do que a parte interna.

Para saber mais sobre o relógio que mostra as horas através da temperatura clique aqui para ser direcionado para sua página oficial.

Gostou dos relógios? Qual é o seu favorito? Se você conhece algum outro tipo de relógio acessível para deficientes visuais ou usa algum destes modelos deixe nos comentários a sua opinião sobre eles.

Aproveite para conhecer também um relógio inteligente feito para pessoas cegas ou com baixa visão que mostra uma série de informações em seu display em braille clicando aqui.