Fala galera, mais um recurso que promete revolucionar o tratamento, fisioterapia, assim como o dia a dia de todos nós com comprometimento nas mãos, uma start-up portuguesa chamada Nuada desenvolveu uma luva que permite a pessoas, por exemplo idosas ou com problemas de artrite, que tiveram avc, e possivelmente tetraplégicos que conservaram movimento nas mãos possam levantar pesos de até 40 kg.

Esta luva, “segura” e “leve”, utiliza têxteis finos, respiráveis, flexíveis, inteligentes e personalizáveis e possibilita devolver a função da mão a pessoas com dor ou falta de força, disse o responsável pelo projeto, Filipe Quinaz.

Para quem é isso?

Todo aquele que perdeu a força da mão ou sofre de dor aguda na mão. Isso inclui idosos, pacientes que se recuperam de derrames ou sofrem de vários tipos de artrite.
O acompanhamento holístico em tempo real e os planos de tratamento subseqüentes baseados em nuvem, agilizam a maneira como os dados dos pacientes são acessados, compartilhados e aprendidos por profissionais de saúde.

ATIVIDADES PROFISSIONAIS

Profissionais com trabalho manual exigente. Empresas e profissionais individuais podem usar Nuada para evitar problemas nas mãos, aumentar o conforto e aumentar a produtividade.

ESPORTES

Desportistas e fisioterapeutas desportivos. Ao aumentar a força da mão e conforto, e minimizando o movimento repetitivo e lesões, Nuada torna-se um copiloto de habilitação esporte que ajuda a atingir metas mais elevadas.

 

Porquê Nuada?

logo nuada, simula uma mão

Nuada era, de acordo com as lendas, um rei celta. Durante uma batalha terá perdido o braço ou a mão, e perdeu também o seu reino. Mais tarde, recebeu o que hoje seria considerado uma prótese. Esta história serviu de inspiração para o nome de uma luva

A solução da Nuada baseia-se principalmente em componentes de baixo consumo energético e leve, criados para lidar com suporte de peso pesado, mantendo a sensibilidade ao toque e uma relação não intrusiva com o corpo dos usuários.

Com um design ergonómico e pequeno e com uma bateria de longa duração, Nuada pode ser usado na vida cotidiana com conforto e discrição.

O sistema tem uma pulseira, que parece um relógio, e sensores. Uma pessoa calça a luva, “aparentemente normal”, e os dois sistemas ligam-se. A luva tem por dentro uma série de tendões artificiais – fios – que estão ligados aos dedos.

E são estes tendões que impulsionam a mão quando esta tem, por exemplo, de pegar num copo. Ou seja, a luva é que executa grande parte do movimento, diminuindo o esforço físico da própria mão. A decisão de activação do sistema é fornecida pelos sensores inseridos na luva, que “permitem saber, através de um algoritmo que desenvolvemos, quando a pessoa quer abrir e fechar a mão”.

“Na pulseira, temos o sistema mecânico que equivale ao músculo do braço. Os nossos tendões da mão são puxados pelo músculo do braço. Os tendões da luva mantêm-se em tensão devido ao sistema mecânico”, explica.

Além do suporte à função de mão, Nuada é equipado com componentes de rastreamento que coletam métricas (puxando força, estabilidade, puxando, freqüência cardíaca, entre outros). Os dados são comunicados através de bluetooth para o aplicativo, que compartilha os dados com os usuários e profissionais de saúde.

Segundo o jovem, a ideia para a criação da tecnologia surgiu quando fraturou a mão e ficou “completamente limitado”. Do ponto de vista muscular, “mesmo depois de o osso ter recuperado”, ficou com uma lesão, tendo demorado “muito tempo” até voltar a ter a funcionalidade toda do membro.

Durante esse período, no qual estava concluindo um doutoramento em Biomedicina, na Universidade da Beira Interior, em Portugal, reparou que “uma simples diminuição” da força da mão tem “consequências muito graves” e, com o auxílio de dois professores, decidiu criar um protótipo do que seria, no futuro, esta solução.

Fonte: Nuada e http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/pme/produtividade-e-inovacao/detalhe/nuada-a-luva-para-quem-tem-dificuldades-com-pesos