Vira e mexe, a Ford apresenta alguns conceitos interessantes desenvolvidos por seus engenheiros. Recentemente, a montadora norte-americana mostrou como seria a instalação de uma torneira de água em um automóvel da marca. A ideia é que o item ajude os motoristas em viagens longas e que a tecnologia possa ajudar no fornecimento em áreas secas.

Um novo conceito, porém, promete ser muito mais útil: uma cadeira de rodas elétrica que pode ser programada para se “auto-guardar” no porta-malas dos carros. A Ford Europa registrou uma patente que tem a intenção de melhorar a mobilidade de cadeirantes.

Feita de material leve e batizada como eChair, ela foi desenvolvida por uma equipe da montadora na Bélgica, e pode ser acionada através de um app para smartphone. Veja um curto vídeo de apresentação:

Contam os engenheiros responsáveis que a criação partiu da observação que as cadeiras são extremamente úteis para pessoas com mobilidade reduzida, mas que podem ser um transtorno na hora de serem guardadas. Raj Nair, vice-presidente executivo de Desenvolvimento do Produto da Ford, disse o seguinte:

Estamos vivendo a mentalidade da inovação em todas as partes do nosso negócio em todo o mundo. Como uma empresa de automóveis e de mobilidade, esta é uma época emocionante e nossos empregados estão trazendo tecnologias novas e empolgantes para nossos clientes em nível recorde.

A eChair é uma das 3,2 mil patentes que a Ford registrou globalmente em 2016, sendo cerca de 1,5 mil delas só nos Estados Unidos, país em que a montadora acaba de anunciar investimento de quase US$ 1 bilhão após “ameaças” de impostos feitas por Donald Trump. Ele deve assumir o comando da Casa Branca nos próximos dias.

Fonte: http://www.tudocelular.com/tech/noticias/n85575/ford-cadeira-de-rodas.html