Edgar Silva, com paralisia cerebral, começa na quinta-feira a sua peregrinação de Fátima até Santiago de Compostela de cadeira de rodas, num percurso que vai ser feito em etapas.

Resultado de imagem para Peregrino de cadeira de rodas vai fazer caminho até Santiago de Compostela 

De quinta-feira até segunda-feira, o homem de 55 anos, da Lourinhã, faz a primeira etapa do percurso – de Fátima a Coimbra -, numa aventura que ainda não tem data de chegada a Santiago por depender das ajudas que for recebendo, disse à agência Lusa Miguel Paulo, que vai acompanhar Edgar.

Segundo Miguel Paulo, qualquer caminheiro que queira acompanhar Edgar Silva será “bem-vindo”, sendo que o trajeto de Fátima a Santiago de Compostela está inserido num sonho ainda maior do peregrino, que pretende depois fazer Santiago de Compostela a Lourdes (França) e de Lourdes ao Vaticano.

“Tudo depende da condição física do Edgar e também dos apoios que vamos recebendo”, explanou Miguel Paulo, que trabalha por conta própria e que tira dias da sua atividade para acompanhar o peregrino.

Edgar Silva anda sempre de costas para o percurso, empurrando a cadeira com os pés para trás, como se fizesse toda o caminho de marcha atrás, explicou o amigo.

“Já fiz muitas caminhadas com ele e somos uma dupla. Para o Edgar, isto é uma maneira de estar vivo, de marcar a sua existência. Ele não deixa ninguém indiferente. Vale por tudo”, sublinha Miguel Paulo, que já acompanhou Edgar Silva em peregrinações de Lourinhã a Fátima e de Nazaré a Fátima, entre outras caminhadas.

Para o caminho de Santiago de Compostela, Miguel Paulo afirma que o percurso será “tão mais rápido quanto condições houver para o fazer”.

A dupla parte na quinta-feira, pelas 10:00, no Santuário de Fátima e vai fazer cerca de 100 quilômetros até segunda-feira.

Fonte: Peregrino de cadeira de rodas vai fazer caminho até Santiago de Compostela – LUSA-INBOX – RTP Notícias