Após o implante, a cadelinha vive uma vida normal
 
Mel recebeu a primeira prótese fixa do Brasil (Foto: Reprodução/Facebook)
 
Uma cadelinha de Recife (PE), da raça labrador voltou a andar após ser submetida a um implante fixo na pata, procedimento inédito em cachorros no Brasil. Mel, de três anos e meio, foi diagnosticada com câncer, logo no primeiro ano de vida, e passou por uma cirurgia para a retirada do tumor. No entanto, no fim do ano passado, a doença voltou. Desta desta vez sem a possibilidade de operação, teve como solução a amputação da pata direita dianteira.
 
Iris Barbosa, proprietária da cadela, conta que a própria médica que operou Mel comentou sobre essa prótese e indicou o profissional. ”Ela me disse que ele tinha feito esse procedimento em um gato e me deu o contato. Mel se operou e vinte dias depois ela já estava com a prótese”, conta.
 
O responsável pelo processo é o veterinário Alan Gleison, da Ortovet, em Olinda, especialista em ortopedia. A prótese foi desenvolvida por ele mesmo. “Eu vi em um canal europeu um veterinário realizar o implante em um gato e daí em diante comecei a pesquisar como poderia ser feito aqui no Brasil. Desenvolvi e implantei em um felino no ano passado. Mel foi a primeira cadela a receber”, esclarece.
 
O objetivo da prótese fixa é integrar o implante com o osso, como se fosse parte do corpo do animal. A cirurgia aconteceu no início deste ano e Mel vive uma vida normal. “Ela vive normalmente, claro que com algumas limitações, mas normal. Se você não olhar bem, nem percebe que ela usa uma prótese”, ressalta Iris.
 
 
                       
Fonte: opovo.com.br