O Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro (Nerf) adquiriu 220 novas cadeiras de rodas para distribuir a tetraplégicos residentes em Roraima. Os itens devem atender usuários que estejam cadastrados no Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências, o PAPD.

Camila Gaviolli, diretora do Nerf, conta que apenas 30 cadeiras foram entregues. “Ligamos para os números fornecidos no cadastro, mas a maioria está desligado ou inexistente”, lamenta.

Para receber cadeiras de rodas, muletas e andadores, os interessados devem procurar o Núcleo Estadual de Reabilitação Física, manter o cadastro atualizado e passar por uma avaliação médica na unidade. Se as condições forem aprovadas, pode receber o objeto imediatamente.

As cadeiras de rodas ofertadas são dos tamanhos infantil e adulto. Segundo o governo de Roraima, mais cadeiras devem ser disponibilizadas nos modelos padrão, motorizada, para banho com assento sanitário e dispositivos auxiliares.

PAPD

O Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências cadastra pessoas com deficiência de todas as idades e que moram em Roraima, define os critérios para dispensação de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e outros insumos.

Para se cadastrar o usuário deve comparecer ao Núcleo, apresentar cópias dos seguintes documentos: Solicitação do fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional indicando o tipo de material necessário, RG, CPF, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência.

Fonte: Governo de RR busca interessados em adquirir cadeiras de rodas para tetraplégicos | Roraima | G1