ESPECIALISTAS MUNDIAIS DISCUTEM INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS EM PRÓTESES E ÓRTESES

Congresso Latino Americano e Congresso Brasileiro de Ortopedia Técnica terá participação de especialistas de seis países entre os dias 3 e 6 de outubro 

Com aproximadamente 1 milhão de usuários de próteses e um número não calculado de pessoas que fazem uso de órteses, segundo dados da Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec), o Brasil tem cerca de 45,6 milhões de pessoas que declaram ter algum tipo de deficiência. Os dados do último Censo do IBGE (2010) revelam que este número corresponde a 23,9% da população brasileira. Do total de brasileiros, 7% sofre de deficiências motoras.

Para discutir as principais inovações na área de reabilitação para usuários de próteses e órteses, a Abotec reúne, entre os dias 3 e 6 de outubro, cerca de 400 especialistas em ortopedia técnica dos Estados Unidos, Europa e da América Latina em João Pessoa durante  V Congresso Latino Americano e o XI Congresso Brasileiro de Ortopedia Técnica.

Ao todo, serão 30 palestras sobre temas relevantes da área, além de cursos de capacitação, workshops e exposição de tecnologias, equipamentos e produtos, que trazem uma discussão fundamental para inclusão social de milhões de pessoas: acessibilidade e autonomia.

Durante quatro dias, os participantes debaterão inovações e tecnologias que estão a serviço dos profissionais e das pessoas com deficiência física, como próteses biônicas, sistemas de confecção de próteses com auxílio do computador, novas tecnologias em cadeiras de rodas, novos sistemas de avaliação de paciente amputados, entre outros assuntos.

Para o presidente da Abotec, Peter Kuhn, o evento foi planejado para contribuir com o desenvolvimento técnico-científico dos ortesistas e protesistas de todo o país. “O evento será uma oportunidade para troca de informações e contatos profissionais. Esperamos que todo o conhecimento adquirido nas palestras, cursos, workshops e outras atividades contribuam para um melhor resultado dos pacientes com deficiência”, disse o presidente.

Entre os especialistas internacionais, estarão em João Pessoa a holandesa Lisan Scheepers e o alemão Kai Hendrik Bussiek Cillien, especialistas em movimento para pacientes com próteses nos membros inferiores, o argentino Marcelo Lofiego, que discutirá sobre exoesqueleto. Também estão confirmadas as participações do alemão Alexander Hardt, que fará apresentação sobre órteses neurológicas, e do especialista americano Andy Marsland fará palestras sobre conforto, segurança e novas tecnologias protéticas.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição no site do evento (www.abotec.org.br/congresso2017/), com investimento a partir de R$ 430,00. Mais informações pelos fones (11) 2950-6575/2978-3283/2950-2874 e pelo e-mail eventos@abotec.org.br. O evento é uma realização da Abotec e conta com o apoio da ISPO Brasil.