A Prefeitura se prepara para receber um evento inédito na cidade: a 1ª Virada Inclusiva de Jaguariúna 2017, que terá uma série de atividade em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, cuja data oficial é 3 de dezembro. A organização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED).

De acordo com a programação, no período de 27 a 30 de novembro as UBS’s – Unidades Básicas de Saúde – da rede municipal trabalharão o tema no período de 9h30 às 10h30, abordando a vivência sobre deficiência física. Conforme a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o objetivo é informar e conscientizar a população sobre as barreiras a serem superadas para a inclusão das pessoas com deficiência física.

Além disso, de 2 a 12 de dezembro, das 9h às 11h, haverá uma ampla programação na Praça Umbelina Bueno, no centro da cidade, com atividades esportivas adaptadas por monitores da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (SeJEL), apresentação do Coral de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) com uma professora e alunos da Escola Municipal Coronel Amâncio Bueno.

Também estão previstas as seguintes atividades: demonstração de terapia com utilização de cavalos, pelo Centro de Equoterapia de Jaguariúna, apresentação da Fanfarra dos Alunos da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e do D.J. Leo, que é deficiente visual e apresentará uma seleção de músicas do momento, utilizando um equipamento adaptado.

Significado

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. Também conhecido como “Dia Mundial das Pessoas com Deficiência”, a data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental.

Além disso, busca também conscientizar a sociedade sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a econômica e a cultural. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência.

A principal ideia desta data é refletir e colocar em prática os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.

O Decreto de Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

Origem

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 14 de outubro de 1992. Na mesma data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também se comemorar o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência, este último, criado em 1982.

Matéria: ASCOM

Fonte: 1ª Virada Inclusiva de Jaguariúna será de 27 de novembro a 2 de dezembro ‹ O Regional