Um corredor cego irá participar da Maratona de Nova York sem guia e fará uso da tecnologia para se orientar e cruzar a linha de chegada. O inglês Simon Wheatcroft, de 35 anos, utilizará um dispositivo de navegação que ele mesmo ajudou a desenvolver em colaboração com designers de tecnologia nos EUA, que guia pessoas para um destino usando apenas vibrações em vez de alertas de áudio. O uso deste mecanismo permitirá que Wheatcroft evite os 50.000 outros corredores em seu caminho durante a prova na cidade americana no dia 5 de novembro e corra totalmente sozinho.

Simon Wheatcroft - corredor cego competirá sozinho na Maratona de NY (Foto: Reprodução/Youtube)

Simon Wheatcroft – corredor cego competirá sozinho na Maratona de NY (Foto: Reprodução/Youtube)

O atleta britânico perdeu a visão por causa de uma doença degenerativa na adolescência e passou os últimos sete anos experimentando tecnologias que permitam, que ele e outras pessoas com deficiência visual, naveguem de forma independente. Esta não será a primeira maratona de Nova York de Simon, mas anteriormente ele confiou em “amigos” corredores e em um aplicativo básico de navegação para smartphones.

– Esta será a minha terceira maratona de Nova York, mas sem dúvida o meu maior desafio e a corrida mais significativa. A tecnologia me permitiu me esforçar pelo impossível. Eu quero continuar usando para empurrar os limites do que sou capaz de alcançar e para garantir tecnologias que possam ajudar a todos, seja para correr uma maratona ou simplesmente caminhar através de sua cidade natal. É através da tecnologia que podemos ganhar mais independência – disse ao jornal britânico Mirror.

 

Simon Wheatcroft - corredor cego competirá sozinho na Maratona de NY (Foto: Reprodução/Youtube)

Simon Wheatcroft – corredor cego competirá sozinho na Maratona de NY (Foto: Reprodução/Youtube)

 

Devido aos famosos arranha-céus de Nova York, Simon acredita que o GPS pode acabar falhando durante a corrida, mas que levou isso em consideração durante seu treinamento. Segundo o britânico, o objetivo é que as pessoas cegas usem o dispositivo em suas vidas cotidianas andando pelas ruas e não apenas para ser usado em eventos esportivos. Ele garantiu que o dispositivo tem um nível de precisão “inacreditável” e acrescentou que é uma “maneira totalmente nova de navegar” e “expandirá as possibilidades das pessoas”. O dispositivo deve custar 300 dólares (cerca de 1 mil reais).

Fonte: Corredor cego vai competir sem guia na Maratona de NY com uso de tecnologia | atletismo | Globoesporte