Garanto que assim como eu, se você também visse um carro se movimentando com simples comando por gestos acharia que estava assistindo um filme futurista, certo? Pois saiba que isso não é coisa de filme, mas é real!

 
O estudante de Engenharia Biomédica, Guilherme Gomes, desenvolveu uma tese de conclusão que acabou resultando no projeto do Neurocar, um sistema para carros que funciona através de gestos realizados com a mão ou outra parte do corpo e coletados através de um grupo de sensores posicionados no braço. Porém, esta ideia é apenas um conceito, pois o produto será lançado para funcionar através de um smartphone!
 
Veja o vídeo:


“Desde o começo da minha graduação em engenharia, sempre imaginei que deveria existir uma forma mais simples de dirigir os veículos, que facilitasse principalmente nas manobras. Hoje, este conceito surge de forma bem tímida no mercado de automóveis estrangeiro, porém em carros de alto luxo e de elevado preço (como os autônomos, ou com algum tipo de controle assistido). Então a idéia foi de aplicar este mesmo conceito utilizando carros e tecnologias nacionais.
” diz, Gulherme.

 
O projeto foi desenvolvido utilizando um carro popular, mas a idéia é que se utilize em modelos procurados por condutores PCD e que já contam com direção elétrica e câmbio automático.  Hoje a BMW Serie 7, o Audi A7 (que será lançado ano que vem) já começam a vir com alguns recursos tecnológicos como o controle remoto. Mas o Neurocar já traz tudo isso num modelo popular, para que todos possam ter acesso.
 
Por enquanto, Guilherme está trabalhando no projeto para atender às normas de mercado e do Inmetro para que logo em seguida seja lançado para venda com um preço justo, conforme afirma Guilherme: “Não sabemos ainda o preço final que o produto chegará no mercado, mas a idéia é que ele se torne atraente o suficiente para que as pessoas consigam ter em seus veículos um recurso desse tipo, mesmo sendo modelos populares.”
 
As primeiras pessoas a manifestarem interesse e quiserem adquirir o produto, pode entrar em uma lista de espera para que seja realizada a instalação do sistema em seu veículo. Uma vez consolidado no mercado, a ideia é que o kit de adaptação seja disponibilizado em estabelecimentos que tratam de assuntos automotivos e representem a marca.
 
Quem tiver interesse, deve entrar em contato pelo e-mail neurocarbrasil@gmail.com , ou totaltechengenharia@gmail.com e o site (que ainda está em construção)www.neurocar.com.br, registrar na newsletter e aguardar nosso contato próximo sobre o lançamento do produto.

Fonte: NEUROCAR – Brasileiro cria sistema para cadeirante estacionar seu carro através de pequenos gestos do lado de fora do veículo! – Cantinho dos Cadeirantes