Entre os dias 1 e 3 de dezembro, o Parque Olímpico da Barra vai receber a Feira Cidade PcD, evento de inclusão, acessibilidade, orientação e mobilidade para as pessoas com deficiência. Com uma série de atividades, a feira vai concentrar em um só lugar as melhores empresas fornecedoras de produtos e serviços, palestras, oficinas, dinâmicas, shows de música e dança, food trucks, espaço para test drive de veículos adaptados e até um balcão de empregos para impulsionar a entrada desse público no mercado.

O medalhista olímpico, Clodoaldo Silva, será o padrinho da Feira Cidade PcD e fará as honras na abertura do evento, que contará com apresentações de esportes adaptados, como basquete e vôlei sentado. O triatleta Robson Caetano e a paratleta Rosinha Santos, medalhista olímpica em lançamento de discos, também marcarão presença na feira. Além deles, os artistas Gabriel do Cavaco e Sara Bentes animarão o público com suas canções no palco principal do evento.

Na área externa, carros adaptados estarão disponíveis para testes, além de consultoria completa sobre isenção de impostos e como retirar a Carteira de Habilitação especial. O Detran-RJ e a Subsecretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, dois especialistas na Lei Brasileira de Inclusão (LBI), estarão presentes para esclarecer todo tipo de dúvida.

“Muita gente não sabe, mas existem doenças que dão direito à compra do carro com desconto que pode chegar a 25%. Pessoas que fizeram mastectomia, que tenham sequelas de AVC, túnel de carpo e hérnia de disco, por exemplo, têm direito ao benefício e não sabem”, ressalta Denis Deli, um dos diretores da feira.

Segundo dados do último Censo do IBGE, de 2010, cerca de 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, o equivalente a 45 milhões de pessoas. Somente no Estado do Rio são quatro milhões entre os quase 17 milhões de habitantes. Os motores que movimentam este setor fazem circular por ano R$ 700 milhões nos municípios fluminenses, com o estado sendo o segundo maior mercado do segmento no país.

 
 
Bate-papo com Geraldo Nogueira
Subsecretário da Pessoa com Deficiência
 
Qual é a proposta da Feira Cidade PcD?
A proposta da feira é levar informação para a pessoa com deficiência, familiares e sociedade sobre novidades tecnológicas.
 
Como a Subsecretaria se envolveu no projeto?
Somos um parceiro colaborador. O Grupo Vetor, aqui do Rio, procurou a subsecretaria para falar sobre a feira. Eles ficaram intrigados pelo fato de eventos desse tipo só acontecerem em São Paulo, e quando aconteciam no Rio eram trazidos por alguém de lá, então decidiram mudar isso.
 
 
O que o público poderá encontrar na feira?
Por exemplo, um dos expositores, que tem paralisia cerebral severa, criou um comunicador com botões que são acionados com o punho, um tipo de equipamento que pode ajudar  muita gente.
 
Serviço
 
Feira Cidade PcD
Dias: 1 a 3 de dezembro
Local: Arena 2 do Parque Olímpico da Barra
Horário: 10h às 19h
Entrada e estacionamento gratuitos

Fonte: Rio recebe Feira Cidade PcD a partir de sexta