A literatura é uma forma que temos de ler a vida, interpretando observando, descobrindo, refletindo, vivendo. Cada autor tem o seu universo particular, sensível e intelectual para passar aos seus leitores. E com as pessoas com deficiência não foi diferente ao longo da história da Literatura Universal, conforme abordam os primeiros ensaios da obra “LETRAS DESPERCEBIDAS Ensaios sobre as relações Deficiências & Literatura nos anos 80 e 90 que deram origem à Escrita Inclusiva”, de Emílio Figueira, 216 páginas, distribuição gratuita na versão digital.

No Brasil dos anos 1980 e 1990, já existiam muitos livros escritos por pessoas com deficiência. Passando quase que despercebidas do mercado editorial, essas obras traziam em suas páginas histórias, experiências, problemas, visões e opiniões de seus autores. Verdadeiros depoimentos importantes para os estudiosos e a sociedade em geral.

Em várias dessas autobiografias os autores não se limitavam apenas a registrar os dados de sua existência, dando toques e temperos especiais, transformando-as em verdadeiras obras literárias. Passavam a pertencer à literatura no sentido escrito, pois, esses autores, extravasando o seu eu, chegavam a atingir uma linguagem poética, onde fatos de suas vidas são misturados com ideias, emoções e sentimentos.

Por outro lado, nos anos 1990 já era significativo o acervo de livros infantojuvenis brasileiros abordando em seu contexto assuntos ligados às deficiências. Essas obras passaram a ser objeto de estudos da Psicologia Social que, através de certas “armadilhas” em suas narrativas, repassavam preconceitos e estereótipos para a mente em formação da criança, mesmo que fosse de forma inconsciente. O mesmo acontecia nos livros didáticos de primeiro grau.

Embora muitos desses livros eram produções independentes, quase marginais, foram fundamentais para abrir caminhos aos milhares de títulos que temos hoje falando de temas variados envolvendo pessoas com deficiência, inclusão social, educação inclusiva e em livros infantojuvenil.

A obra “LETRAS DESPERCEBIDAS – Ensaios sobre as relações Deficiências & Literatura nos anos 80 e 90 que deram origem à Escrita Inclusiva” reúne ainda ensaios com alguns apontamentos que poderão contribuir para a construção certa de personagens com deficiência, permitindo a formação de conceitos corretos por parte dos leitores adultos e infantojuvenis, o que poderá gerar uma sociedade menos preconceituosa.

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Fonte: Educação Inclusiva em Foco e 

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