Para a Microsoft, diversidade e inclusão são temas de grande relevância, presentes não só no dia a dia da empresa como também na hora de conceber novos produtos. Diversidade e inclusão são pilares fundamentais da cultura da Microsoft, que entende que um time diverso, com diferentes ideias e diferentes referenciais, é capaz de aprender junto e gerar inovação para uma sociedade também diversa.

É esse conjunto de perfis diversos que permite à Microsoft compreender as demandas da sociedade e criar soluções inovadores para ela. Um ambiente diverso tem muito mais chance de gerar ideias inovadoras, que conseguem se complementar, gerando produtos que um único perfil teria muito maior dificuldade de alcançar.

Símbolo de acessibilidade e botão em um teclado

Com a missão de empoderar cada pessoa e cada organização no mundo a realizar mais, a Microsoft vem investindo na concepção de tecnologias assistivas e na acessibilidade de seus produtos, ajudando na tarefa de promover a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e tornando qualquer pessoa, com qualquer necessidade, aptas a utilizar os produtos criados pela empresa.

Entre os recursos especiais disponibilizados no Office 365 e no Windows 10, está a Ferramenta de Aprendizado, presente no One Note e no navegador Edge, que ajuda estudantes com dislexia a desenvolver e aprimorar sua capacidade de leitura. Conta com uma função que aumenta as fontes das palavras, o espaçamento entre elas e ainda as destaca para dar ritmo à leitura.

Resultado de imagem para microsoft Sway

O Sway, ferramenta de preparação de apresentações, também possui diferentes recursos de acessibilidade. O aplicativo permite a ampliação de telas e maior contraste de cores para pessoas com dificuldades de visão, além de permitir a utilização de VoiceOver para pessoas com deficiência visual.

Resultado de imagem para microsoft app seeing AI

Já o app seeing AI é um grande case no sentido da inclusão. Lançado em julho nos Estados Unidos, ele “traduz” o mundo ao redor, lendo placas, rótulos de produtos e documentos, além de descrever paisagens e pessoas com as quais o usuário esteja interagindo, com o auxílio da câmera do celular.

O aplicativo foi desenvolvido por Saqib Shaikh, engenheiro inglês da Microsoft, que possui deficiência visual. Tê-lo no time foi fundamental para compreender as demandas dos deficientes visuais e criar recursos que fossem, de fato, eficientes.