Troças carnavalescas, grupos de maracatu e camarotes inclusivos foram criados para garantir diversão de pessoas com deficiência em Olinda e no Recife

Haverá camarotes da acessibilidade em Olinda e no Galo da Madrugada. Foto: Inaldo Menezes/Divulgacao  
Haverá camarotes da acessibilidade em Olinda e no Galo da Madrugada. Foto: Inaldo Menezes/Divulgacao

O carnaval desperta a vontade de participar e se divertir em gente de diversos perfis. Porém, durante anos, pessoas com algum tipo de deficiência ou idosos com mobilidade reduzida eram privados da brincadeira porque não tinham espaços seguros para aproveitar a folia. Isso é coisa do passado. Blocos carnavalescos, grupos de maracatu e camarotes inclusivos foram criados para garantir diversão a todos. A Prefeitura do Recife apoiará atrações culturais como bandas e grupos de maracatu com pessoas com deficiência. Haverá camarotes da acessibilidade em Olinda e no Galo da Madrugada.

Para quem não quer perder tempo e entrar na brincadeira, neste sábado será realizada uma festa de carnaval inclusivo do Projeto Praia Sem Barreiras, na Praia de Boa Viagem. O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Drogas e Direitos Humanos do Recife. Além do banho de mar assistido, haverá apresentações musicais e concurso de fantasia com inscrições no local. A folia começa às 8h.

 

A cirurgiã dentista Mirna Coss, 56, será uma das participantes da festa. “Vou a todos os eventos promovidos pelo projeto como São João, carnaval e também frequento nos finais de semana. Já fiz várias amizades e é bom porque é uma opção de lazer para a gente perto de casa”. revela.

Galo e Olinda têm camarotes da acessibilidade
Pessoas com deficiência e idosos terão lugar garantido para acompanhar as festividades de Momo no Galo da Madrugada e no carnaval de Olinda. Pelo oitavo ano, a Prefeitura do Recife oferecerá o Camarote da Acessibilidade no Galo. O espaço de inclusão será montado na Avenida Sul e terá capacidade para 400 pessoas com deficiência, idosos, acompanhantes e convidados. Do total de vagas oferecidas pela prefeitura, 120 serão destinadas a pessoas com deficiências de outros municípios que não sejam o Recife. Já o Camarote da Acessibilidade do carnaval de Olinda disponibilizará 100 vagas por dia, do sábado de Zé Pereira até a terça-feira de carnaval.
De acordo com o gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando da Silva, as inscrições para preencher as vagas do Camarote da Acessibilidade se iniciaram no dia 29 de janeiro e todas já foram ocupadas. As pessoas que forem acompanhar a passagem do bloco poderão pegar uma van na Praça do Derby, a partir das 7h.
“Nosso camarote fica bem perto do camarote oficial do Galo da Madrugada e contará com apresentação de orquestra de frevo e intérprete de libras. Além disso, haverá banheiros químicos adaptados, duas salas de apoio e serão servidos lanches para quem estiver no espaço”, destacou Paulo Fernando. Todas as pessoas com deficiência que foram ao camarote têm direito a levar um acompanhante.
O administrador de empresas Carlos Wilson Valois, 42 anos, participou do camarote do Recife no ano passado acompanhado da esposa, Maricéu Valois, 32, e já fez sua inscrição para este ano. “Adorei o serviço e o espaço do camarote. Ano passado fui pela primeira vez no camarote e este ano vamos aproveitar o Galo da Madrugada lá novamente. O serviço de van que nos leva até o local também é excelente”, ressaltou Carlos. As pessoas com deficiência ou idosos com baixa mobilidade que quiserem brincar em Olinda também poderão aproveitar o Camarote da Acessibilidade. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 7.
Segundo o coordenador da Pessoa com Deficiência de Olinda, Gilson Diniz, a estrutura vai funcionar das 9h às 16h, do dia 10 ao dia 13, na Avenida Liberdade, na Praça do Carmo. “Os blocos de carnaval passarão em frente ao camarote e terá uma orquestra fazendo apresentações no local. Iremos disponibilizar também sala para cuidados pessoais, banheiros e será servido lanche. Duas vans estarão no Varadouro, a partir das 8h, para conduzir as pessoas até o camarote”, revelou Gilson. Interessados em participar do camarote podem ter mais informações pelo telefone 3429-6777 ou pelo e-mail: c.deficientes.desocial@olinda.pe.gov.br.

Source: Diario de Pernambuco