Camping Acessível, evento que acontece dia 4 de março, em Três Coroas, e possibilita que pessoas com deficiência pratiquem esportes de aventura, incentivando assim o turismo acessível.

‘Camping Acessível’ já detém a marca de maior descida de rafting acessível do Brasil e deve repetir o feito marcante em 2023. Evento tem outras sete atividades na programação.

O próximo dia 4 de março deve entrar na história da cidade de Três Coroas, no Vale do Paranhana, e também na memória dos participantes do ‘Camping Acessível’, evento de integração que neste ano deve repetir o marco realizado em 2022: a maior descida de rafting acessível do Brasil. A expectativa dos organizadores é colocar, simultaneamente, nas famosas corredeiras do Rio Paranhana 30 botes e um total de 200 pessoas.

A atividade faz parte do ‘Camping Acessível’, evento sem fins lucrativos que acontece para que pessoas com deficiência possam praticar esportes de aventura promovendo o turismo acessível, inserção social, diversidade e valorizando a acessibilidade em meios diversos.

Em 2023 o evento chega a sua quarta edição e irá oferecer sete diferentes atividades aos participantes, tudo de forma gratuita. “No primeiro ano tivemos a participação de 30 pessoas, ano passado chegamos a mil visitantes, entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes. A expectativa para desta edição é superar este número”, conta Gabriel Feiten, um dos idealizadores e organizadores do evento.

Realizado integralmente pelo esforço de voluntários, além de visitantes, o ‘Camping Acessível’ vem ganhando também mais colaboradores a cada ano. “Por ser um evento sem custo aos participantes dependemos de parceiros, como os parque de aventura da cidade que cedem suas equipes com instrutores, mas contamos muito com voluntários. Este ano temos em torno de 120 voluntários para fazer o evento acontecer, inclusive pessoas de outras cidades”, comenta.

O evento acontece das 8h às 18h no Raft Adventure Park, um dos parques localizados às margens do Rio Paranhana. Além do rafting os visitantes terão outras sete modalidades de esportes e lazer: arco e flecha, trilhas, banho de rio, stand up paddle, bocha adaptada, badminton e playground adaptado e inclusivo.

Os interessados em participar da grande descida de rafting devem realizar uma inscrição antecipada, onde também são informadas as regras gerais. O documento está disponível em www.visitetrescoroas.com.br/campingacessivel2023. Para as demais modalidades a inscrição acontece no dia, diretamente no local conforme adesão e capacidade de atendimento da equipe. A organização não fará cobrança de ingresso, mas pede que os visitantes que puderem, contribuam com a doação de 1 quilo de alimento.

O ‘Camping Acessível’ é uma realização da Associação das Pessoas com Deficiências, Amigos e Familiares de Três Coroas – Apdaf e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Três Coroas. Apoio da Prefeitura de Três Coroas, Câmara Municipal de Três Coroas, Raft Adventure Park, Brasil Raft, Central Sul Raft, Eco Aventuras, Exxtreme.4, ONG Caminhadores RS, Associação Trescoroense de Arqueirismo, FADERS, Fisio Run, Somos Um Só e MarKulino´s, e patrocínio de Romance Favorita, Samyras, Actvitta, RR Componentes e Tresco Park.

Mais informações em @campingacessiveltrescoroas no Instagram ou www.visitetrescoroas.com.br.