No próximo domingo, 19/08, acontecerá a primeira edição da festa sensorial Acesso, em São Paulo, evento idealizado por músicos que pretendem levar a música para novos ambientes da cidade, fora dos lugares comuns de shows e espetáculos, e estimular outros sentidos além da audição, nas experiências musicais.

Música com acesso às pessoas com deficiência. A ideia partiu de Amanda Mitzz, cantora, compositora, produtora musical e umas das precursoras de acessibilidade musical em São Paulo. Seu olhar para as barreiras da linguagem musical enfrentadas pelas pessoas com deficiência, começou há alguns anos, quando se deparou com o glaucoma aos 17 anos de idade e a partir de então, começou a enxergar o mundo sob a perspectiva de um olho apenas.

Imagem em branco e preto de uma calçada onde Amanda está sentada. Ela está com o cabelo preso, usa óculos, uma camisa branca e calça preta.

Audiodescrição dos vídeos e shows, legendas descritivas da mídia visual postada nas redes sociais e filtro branco e preto no conteúdo visual do Instagram, a partir dessas ações, Amanda promove acesso comunicacional ao seu trabalho às pessoas com deficiência visual e sensibiliza seus seguidores em relação à existências de outras formas de enxergar.

O tom de cinza de suas redes sociais é para aproximar a experiência visual de todos à forma como as pessoas com daltonismo em grau mais avançado enxergam. Neste mês, ela dá mais um passo sentido à promoção da acessibilidade musical: estréia seu trabalho autoral com o clipe “Muito Próximo do Fim”, que contará com audiodescrição e participação de Lucas Ferreira, o Bboy Perninha, dançarino que nasceu sem o fêmur esquerdo.

Em parceria com os artistas Veiga e Gabriel Iglesias, a festa Acesso vai ser um encontro de outros sentidos na música. Cada um deles irá estimular diferentes formas de percepções sensoriais, construindo juntos, novas possibilidades de acesso à música. A festa será sediada na editora Laranja Original e contará com recursos de acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência auditiva e visual.

imagem em ambientes escuro com Amanda, Felipe e Gabriel. Os três estão sentados em cima de almofadas no chão e há um varal com luzes acessas ao lado deles.