O Autismo Projeto Integrar é uma iniciativa de Adriana Godoy e Neimer Gianvechio.

a-lavar-as-maos

Somos casados e temos dois filhos: Lucka, com 16 anos,  e Victor, com 14 anos. Eu, Adriana, sou cantora profissional e professora de música e Neimer trabalha na área de comércio têxtil, além de ser desenhista.  Aos 4 anos de idade nosso filho caçula, o Victor, foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir de então temos enfrentado grandes desafios para o seu tratamento e sua educação, mas também muitas alegrias ao acompanhar os progressos de seu desenvolvimento.

Um dos aspectos que mais tem nos auxiliado nessa trajetória é uma técnica de apoio visual que adaptamos para ajudá-lo na aprendizagem de atividades da vida diária e que demos o nome de Desenhos Roteirizados. Percebemos que seu uso continuado tem ajudado a ele e a outras crianças e adolescentes com TEA a compreender contextos sociais, minimizar comportamentos agressivos e controlar impulsos, contribuindo assim para desenvolver a autonomia pessoal.

Assim, com objetivo de compartilhar esse trabalho – de pais para pais – criamos em 2013 o blog Autismo Projeto Integrar. Nesse espaço, disponibilizamos os Desenhos Roteirizados que produzimos, com recomendações de uso. Discutimos também outros temas muito importantes para nós, como o Ensino Inclusivo e a importância do diagnóstico precoce.


Nossa motivação

Perceber o benefício e a resposta positiva de nosso filho a cada novo desenho que apresentávamos a ele, conquistando aos poucos a palavra tão desejada por nós pais e cuidadores: AUTONOMIA. Utilizar as imagens para ampliar sua comunicação, não só a fala, mas o entendimento das coisas, faz com que ele consiga dar forma e ação às palavras que falamos, conquistando assim melhor compreensão das situações que vivencia.


Em 2016, a iniciativa entrou em nova fase. Com apoio do Programa Vai Tec, da Prefeitura Municipal de São Paulo, ampliamos esse espaço virtual com a oferta do curso de educação a distância (EAD) “Como elaborar Desenhos Roteirizados para pessoas com TEA”. Queremos que você se sinta capaz de produzir desenhos incríveis para a pessoa com TEA com quem convive, ainda que não saiba desenhar. Queremos que você consiga ajudá-la, assim como temos ajudado ao nosso filho!

Sobre os Desenhos Roteirizados

Os desenhos do Autismo Projeto Integrar são produzidos por Neimer Gianvechio e outros artistas. Os textos são de propriedade intelectual de Adriana Godoy. Em caso de uso desses materiais em situações públicas, como a republicação em sites ou redes sociais, os créditos ao Autismo Projeto Integrar e a citação das fontes são obrigatórias.

CONFIRA TODOS OS DESENHOS AQUI:

Todos os Desenhos

Source: Sobre o Projeto – Autismo Projeto Integrar